Foto: Scot Consultoria
O palestrante do Encontro dos Encontros da Scot Consultoria, Jalme Souza, é o nosso entrevistado da semana. Jalme comentou sobre a importância do uso das ferramentas tecnológicas na produção agropecuária e sobre a utilização delas atualmente.
O Encontro dos Encontros, que engloba o Encontro de Criadores e Encontro de Adubação de Pastagem e Encontro da Pecuária Leiteira, acontecerá de 30 de setembro a 4 de outubro de 2019, em Ribeirão Preto - SP.
Para mais informações, acesse: encontros.scotconsultoria.com.br.
Jalme de Souza é Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP) e possui mestrado em Zootecnia (UNESP/Jaboticabal). Atualmente é responsável técnico da SigFarm Intelligence.
Scot Consultoria: Jalme, como a tecnologia tem contribuído para o avanço da produção agropecuária?
Jalme de Souza: A tecnologia é o pilar do crescimento, tanto da produtividade quanto da produção.
Digo isso no sentido amplo da tecnologia, não só me referindo aos aplicativos, mas à tecnologia de insumos, de aplicação, de economia de recursos e aproveitamento dos recursos disponíveis.
Agora com a nova era da Revolução Industrial 4.0 acredito que as tecnologias de aplicativos possam colaborar dentro desse ambiente.
Scot Consultoria: Como o produtor vê as tecnologias hoje? A maior parte tem utilizado as ferramentas tecnológicas?
Jalme Souza: O produtor gosta de esperar, de ver para crer, ver o que está dando certo e o que não está.
Hoje temos uma grande quantidade de tecnologia que surge a cada minuto, dessa forma, acredito que o produtor seja muito receptivo para as novas tecnologias. Ele procura saber o que funciona e o que pode trazer de benefícios dentro da propriedade.
Acredito que, no sentido amplo, o produtor brasileiro utiliza a tecnologia sim. Na parte de reprodução animal, a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) é um exemplo.
Quando o produtor observa a aplicabilidade dentro do sistema dele, ele se torna receptivo e se adapta facilmente à tecnologia.
Scot Consultoria: Quais são as principais ferramentas que estão sendo utilizadas no campo atualmente?
Jalme de Souza: Em relação à tecnologia, eu particularmente tenho trabalhado com a parte de imagens de satélite.
Acho que a pastagem é utilizada de forma subjetiva pela atividade, então temos trabalhado dentro dessa área e com boa receptividade.
As tecnologias têm auxiliado em processos de pesagem, coleta e manipulação de dados. As ferramentas estão cada vez mais disponíveis ao produtor para seu uso e obtenção de benefícios no dia a dia do campo.
Scot Consultoria: Jalme, de que maneira o Encontro dos Encontros da Scot Consultoria pode agregar para a pecuária nacional?
Jalme de Souza: O evento proporcionará um elo entre empresas, produtores e técnicos, onde poderão discutir, debater, não só sobre as tecnologias, mas sobre os problemas do setor.
Encontros como esse aceleram todos os processos no campo.
É uma oportunidade única para interagir e conhecer todas as ferramentas, o que há de novo, como melhorar os resultados, seja aprimorando a utilização de alguns recursos, ou conhecendo recursos novos.
Portanto, é essencial para dar continuidade ao crescimento da cadeia.
Artigo originalmente publicado no informativo Boi & Companhia, edição 1358.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos