• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mercado do boi gordo, consumo, expectativas e o Encontro dos Encontros


Quinta-feira, 28 de setembro de 2017 - 14h15

Foto: Scot Consultoria


Sidnei Maschio: Porque a primeira metade do ano foi tão ruim para o mercado do boi gordo, Scot?


Alcides Torres: O primeiro semestre foi terrível. A pecuária brasileira ficou sob ataque a partir de março e as coisas só amenizaram há cerca de 60 dias atrás.


Sidnei Maschio: O que provocou a altas observadas do meio do ano para cá, Scot?


Alcides Torres: Na verdade, o primeiro semestre foi tão “abalador” que muita gente não acreditou em uma recuperação positiva de preços no segundo semestre. Em função disso tivemos menos gado confinado e semi-confinado, e essa falta de boiadas foi o que fez o preço subir, até mesmo porque o consumo continuou estável.


Sidnei Maschio: E porque o boi gordo está fraquejando novamente?


Alcides Torres: Isso é um processo natural, existem picos pontuais de alta e picos pontuais de baixa ao longo de qualquer período.


Os preços devem reagir semana que vem com o pagamento dos salários, e a expectativa para o último trimestre é de preços melhores, isso se não passarmos por nenhum outro escândalo no mercado.


Sidnei Maschio: O consumo pode ter uma recuperação mais sustentada, Scot?


Alcides Torres: O problema que ainda não foi resolvido é a confiança dos consumidores brasileiros nas políticas de estabilidade do governo.


Fazendo uma análise dos fundamentos do mercado, podemos sim ter preços relativamente bons, e falo relativo ao último semestre.


Agora o consumo é a grande questão. Se o consumo não reagir, aí sim não temos muito espaço para “escapar”. Mas de qualquer forma, a exportação de carne bovina está indo muito bem e a nossa expectativa é de um trimestre melhor.


Sidnei Maschio: E quanto à oferta de gado terminado?


Alcides Torres: A oferta nesse trimestre será menor, o primeiro giro do confinamento foi prejudicado e o segundo giro também foi abalado devido à todas essas incertezas.


E todas as posturas dos compradores de gado não ajudaram em nada na disposição do pecuarista para investir na engorda de bovinos durante o inverno, porque ela é cara, exige mais gestão, consome mais insumo, existe mais manejo... Não vai faltar carne, a única coisa que vai impedir o “estouro” da boiada é o consumo de carne bovina.


Sidnei Maschio: Segunda - feira que vem começa o Encontro dos Encontros da Scot Consultoria, que é um dos principais acontecimentos do calendário anual da pecuária brasileira. O que vocês preparam para esse evento, Scot?


Alcides Torres: Estamos levando mais uma edição desse novo evento, que já acontece há muitos anos e a notícia boa é que, apesar desse ano ter sido “medonho”, nosso público foi maior. Ou seja, tem mais gente querendo saber o que fazer para poder se planejar ao longo desses próximos três meses e no começo do ano que vem.


Falaremos sobre adubação de pastagens, sobre o sistema de cria, que ainda é o gargalo da pecuária brasileira, e falaremos também sobre pecuária leiteria nos dois últimos dias do Encontro.


Sidnei Maschio: Quem quiser pode participar de todos os Encontros?


Alcides Torres: Sim, pode participar dos três, de dois, ou de um só. Teremos também um dia de campo muito interessante na Embrapa sudeste e em uma fazenda muito tecnificada de leite. Na verdade são três eventos em um só, com mais de 40 palestras, é uma verdadeira escola intensiva.


Sidnei Maschio: O que foi priorizado nos assuntos do Encontro?


Alcides Torres: Os temas são sugeridos pelo público que já participaram do evento e, além das sugestões, temos os palestrantes âncoras, que ano após ano sempre trazem novidades para nossa plateia que é formada majoritariamente por pecuaristas do Brasil inteiro e, além disso, temos público dos Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, Colômbia, ou seja, o evento já virou pan-americano.


Sidnei Maschio: E para o companheiro que quer participar do evento, Scot?


Alcides Torres: O Encontro vai de segunda a sexta-feira que vem, de 2 a 6 de outubro no centro de eventos do Ribeirão Shopping em Ribeirão Preto-SP. É uma ótima oportunidade para fazer amigos e negócios. Não deixe se inscrever pelo site https://www.scotconsultoria.com.br/encontros ou pelo telefone 17 3343-5111.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja