• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Dificuldades e esperança para os produtores de leite


Segunda-feira, 17 de agosto de 2015 - 16h16

Artur Chinelato de Camargo é engenheiro agrônomo (ESALQ/USP) e pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, onde coordena o Projeto Balde Cheio. Dentre os principais resultados desse programa, o agrônomo ressalta a recuperação do entusiasmo e da autoestima dos envolvidos na produção leiteira.


Artur Chinelato em apresentação no último Encontro da Pecuária Leiteira (outubro/2014)Artur Chinelato em apresentação no último Encontro da Pecuária Leiteira (outubro/2014)


Artur será palestrante no Encontro da Pecuária Leiteira da Scot Consultoria, no dia 1o. de outubro. Ciente de que, apesar das intempéries e dos ajustes no mercado leiteiro, não é hora de chorar o leite derramado, ele apresentará o tema "Persistência de produção: uma ilustre desconhecida".


Em entrevista à organização do evento, ele falou um pouco sobre como funciona, a abrangência, as principais dificuldades e os resultados do Projeto Balde Cheio. Além disso, através de um comentário tímido, falou sobre a relação do governo e os produtores de leite no país.


Leia a entrevista na íntegra:


Scot Consultoria - Por favor, fale brevemente sobre o Projeto Balde Cheio, como funciona e sua abrangência.


Artur Chinelato de Camargo - Trata-se de um projeto de desenvolvimento onde o objetivo principal é a qualificação de extensionistas, sejam eles ou elas, com formação em técnica agropecuária ou agrícola, agronomia, veterinária, zootecnia, ou simplesmente pessoas sem formação em ciências agrárias interessadas em aprender.


É selecionada uma pequena propriedade de cunho familiar com pouco volume de leite produzido e sabida dificuldade financeira no município onde atuam ou desejam atuar, que será utilizada como "sala de aula prática", onde os conceitos e princípios que devem existir numa pecuária leiteira rentável, intensiva, eficiente e sustentável - sob todos os aspectos - serão abordados e aplicados com o consentimento do proprietário e de sua família. As propriedades que tenham empregados ou pertencentes a empresas também participam como propriedades assistidas por esses ou essas extensionistas em processo de qualificação, podendo ser de qualquer tamanho e volume de leite e tipo de exploração (pastagem ou confinamento).


O Balde Cheio está presente em 11 Estados brasileiros: Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Santa Catarina, além de atuar também na Colômbia e ter mais de 150 parcerias com diversas instituições públicas e particulares. São 3.500 propriedades e pouco mais de 300 extensionistas em processo de qualificação.


Scot Consultoria - Quais os principais resultados do Projeto e, para chegar a esses resultados, quais as principais dificuldades?


Artur Chinelato de Camargo - A recuperação do entusiasmo e da autoestima dos extensionistas e produtores de leite e suas famílias. A permanência de filhos e filhas no meio rural ao vislumbrarem um cenário favorável no futuro. O retorno de pais, filhos e filhas à propriedades rurais, auferindo, no mínimo, o mesmo provento que tinham no meio urbano. A reforma ou construção de novas residências mais amplas e com toda a sorte de equipamentos e confortos que uma casa na cidade pode oferecer. Em resumo, qualidade de vida.


O fato de algumas pessoas (extensionistas e produtores) e instituições (públicas e privadas) não serem sérias foi, e continuará sendo, a maior dificuldade encontrada para o desenvolvimento do projeto - combinam uma tarefa e não cumprem. Nesse caso, o projeto é obrigado a se desligar tanto dessas pessoas, como dessas instituições.


Scot Consultoria - Como o senhor vê a relação entre o governo e os produtores de leite no Brasil?


Artur Chinelato de Camargo - Não sou a melhor pessoa para falar sobre esse assunto. Só sei que se o governo conseguir não atrapalhar, já estará ótimo.


O Encontro dos Encontros acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro e 1o. e 2 de outubro, em Ribeirão Preto e Serra Negra-SP. Para mais informações, clique aqui ou entre em contato pelo telefone 17 3343 5111.


Para ver como foi a última edição do evento (setembro/outubro de 2014), clique aqui. Lá você encontra a cobertura completa com depoimentos de participantes, fotos, textos e vídeos.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja