• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Encontro de Confinamento da Scot Consultoria entrevista o médico veterinário e consultor Hyberville Neto


Quinta-feira, 6 de março de 2014 - 09h26

O Confinamento de bovinos não é essencial para o sucesso na pecuária, mas ajuda muito. Sucesso, grana, produtividade e racionalização. Na pecuária de corte tudo isso é possível, mas fica mais possível com o confinamento de bovinos.


O Encontro de Confinamento da Scot Consultoria, que já é tradição no mês de abril entre os confinadores, apresenta a cada ano algo diferente. Em 2014 inovamos o modelo de palestras, para tornar o evento ainda mais dinâmico e interativo.


O Encontro acontecerá nos dias 23 e 24 de abril no Centro de Convenções de Ribeirão Preto-SP. No dia 25 de abril ocorrerá uma visita técnica opcional ao Confinamento Monte Alegre em Barretos-SP.


Para maiores informações acesse www.encontroconfinamento.com.br.


Um dos palestrantes será o Hyberville Neto, médico Veterinário pela UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e mestrando em Administração de Organizações na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP). Hyberville é consultor de mercado da Scot Consultoria, coordena a divisão de couro e sebo, a divisão de consultoria a revendas agropecuárias, a divisão de reprodução animal e é editor chefe do informativo Boi & Companhia.


Sua palestra abordará o tema "Boi gordo: o otimismo iniciado em 2013 tem fundamento?".  


Para saber um pouco sobre a palestra, leia a entrevista que ele concedeu à organização do Encontro de Confinamento da Scot Consultoria.


Entrevista com Hyberville Neto


Scot Consultoria: Na atual conjuntura, haverá retenção de matrizes em 2014? Caso ocorra, isto afetará o preço do boi gordo em curto/médio prazo?


Hyberville Neto : Com os preços mais remuneradores observados em 2013, para o boi gordo e animais de reposição, espera-se que haja estímulo à cria, o que tende a gerar retenção de matrizes.


A oferta de animais terminados, incluindo fêmeas, teve grande crescimento em 2012 e no último ano. Desde 2011 a participação de fêmeas nos abates tem aumentado, o que já afetou o mercado de reposição, que trabalha com oferta enxuta.


Para este e os próximos anos espera-se que a disponibilidade de boiadas diminua, fato que deve ser agravado pelo provável recuo nos abates de fêmeas.


Com isto, em 2014 provavelmente teremos uma oferta em retração, embora em patamar ainda historicamente bom.


Scot Consultoria: Com a seca inesperada pela qual o Brasil está passando verifica-se grande dificuldade em encontrar bovinos terminados em pasto. Como isso poderá impactar no número de bovinos confinados em 2014?


Hyberville Neto: A seca, associada aos preços em alta para o boi gordo, pode influenciar na tomada de decisão pelo confinamento ou mesmo na antecipação do fechamento dos animais.


Por outro lado, temos que acompanhar até que ponto o clima vai afetar o mercado de insumos para alimentação. No mercado do milho a falta de chuva tem prejudicado o plantio da segunda safra, além de afetar a produtividade da safra de verão. As previsões de produção têm sido revisadas para baixo.


Se os preços dos grãos não atrapalharem, a cotação do boi gordo deve estimular a atividade.


Scot Consultoria: Pensando na relação entre os elos da cadeia, o senhor imagina que novas dinâmicas (na produção, indústria e no varejo), possam alterar o padrão de preços, ou seja, o ciclo pecuário? O que deverá acontecer?


Hyberville Neto: Especificamente quanto à relação entre os elos, não creio que esta, por si só, seja capaz de alterar os ciclos de preços.


No caso da aproximação da indústria e produtor, isto tende a gerar aumento do uso de tecnologia, uma vez que o produtor parceiro buscará animais com determinadas características exigidas, o que demandará ajustes produtivos e tende a melhorar índices zootécnicos, como idade ao abate, à primeira cria, dentre outros.


É possível que o incremento de tecnologia e a diminuição do ciclo produtivo da pecuária reduzam o tempo de resposta da oferta, frente a preços remuneradores ou desestimulantes, em médio prazo. Com a produção mais eficiente, é provável que tenhamos um encurtamento do tempo médio das fases de alta e de baixa do ciclo de preços da pecuária. 


O varejo é fundamental para a cadeia, mas ela é relativamente menos importante para ele. É o elo que possui contato direto com o consumidor e que poderia levar os anseios deste para a indústria e produção.


No entanto, o varejo, quando não especializado, é a ponta final de dezenas e dezenas de cadeias industriais, incluindo as proteínas concorrentes. Vender frango ou boi, desde que as margens econômicas estejam semelhantes, é indiferente.


A cadeia da carne bovina tem que trabalhar para melhorar a relação com o varejo, mas com consciência de que a dependência, embora mútua, não é balanceada.


Scot Consultoria: Quais são os resultados esperados para o confinador este ano e quais fatores podem alterar essa previsão?


Hyberville Neto: Embora a oferta de animais para reposição esteja curta, a seca acaba influenciando negativamente a demanda. Espera-se que a oferta de reposição se mantenha modesta ao longo do ano.


Mais uma vez, o clima deve afetar fortemente o cenário. A atratividade, ou não, do confinamento, influenciada pelos preços dos grãos, vai alterar a demanda por boiadas magras e garrotes, com consequência sobre os preços. É um cenário a ser acompanhado.


No que diz respeito aos preços de venda, a expectativa é positiva. Aqui fica a ressalva de que, embora o cenário esperado seja de preços em alta, manter as ferramentas de gestão de risco de preços em pauta na administração do confinamento é sempre importante. Mesmo que se opte por não usá-las, por um motivo ou outro, a opção tem que ser analisada.


Scot Consultoria: Quais os principais tópicos que serão abordados na sua palestra?


Hyberville Neto: Após a valorização observada no final do ano passado e no começo deste, o cenário é de otimismo para quem tem, ou terá, boiadas para venda.


Trataremos das expectativas para oferta de animais e abates de fêmeas, com as consequências esperadas para os preços dos animais terminados em curto e médio prazos. 


 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja