• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Encontro de Adubação de Pastagens da Scot Consultoria – Tec-Fértil entrevista o engenheiro agrônomo e professor da UNESP, Reges Heinrichs


Terça-feira, 17 de setembro de 2013 - 09h58


A necessidade de produzir mais em menos área é uma realidade para a pecuária brasileira. O mercado e a legislação ambiental conduzem para essa estratégia.


Em função desse cenário é que nos dias 25 e 26 de setembro acontecerá em Ribeirão Preto-SP o Encontro de Adubação de Pastagens da Scot Consultoria - Tec-Fértil.


Para maiores informações acesse www.encontrodepastagem.com.br.


Reges Heinrichs é engenheiro agrônomo, doutor, trabalha com fertilidade do solo e atualmente é professor da UNESP, campus de Dracena-SP.


Sua palestra será sobre "Calagem, gessagem e micronutrientes em pastagens - como usar e não errar".


Para saber um pouco sobre a palestra, leia a entrevista que ele concedeu à organização do Encontro de Adubação de Pastagens.


Entrevista com Reges Heinrichs



Scot Consultoria: Quais micronutrientes são mais exigidos pelas pastagens brasileiras?


Reges Heinrichs: As pastagens têm apresentado respostas variadas à adubação com micronutrientes em função da espécie forrageira e sistemas de manejo. O boro, o cobre e o zinco são micronutrientes que apresentam efeito positivo no perfilhamento, área foliar e massa seca. O uso do molibdênio tem proporcionado respostas positivas em situações cuja pastagem apresente altas doses de nitrogênio. Entretanto, é importante relatar que, frequentemente, as respostas à adubação com micronutrientes não são encontradas devido à baixa produtividade das nossas pastagens. A partir do momento em que ocorrer o aumento da produtividade e aplicação de fertilizantes e calagem, a demanda por micronutrientes também deve aumentar.


 


Scot Consultoria: Que intervalo de período o senhor recomenda para o pecuarista efetuar a calagem de seus pastos?


Reges Heinrichs: Considerando os melhores resultados em produção de forragem em respostas às adubações nitrogenadas, é possível produções de massa forrageira da ordem de 200 kg/ha.dia de matéria seca. Para um aproveitamento desse material da ordem de 60-70%, são possíveis lotações pontuais de 12-14 UA/ha. Entretanto, a lotação animal em uma fazenda deve ser analisada como média do ano, lotações em fazendas de produção de carne de grande porte, da ordem de 2 a 3 UA/ha são consideradas audaciosas. Não pelo nível tecnológico exigido por esses sistemas, mas sim pelo desafio administrativo de altas lotações. Conviver com altas lotações, necessidade de adubação nitrogenada e as variáveis climáticas, é o grande desafio.


 


Scot Consultoria: Em sistemas com adubação constante (intensivos), quando o pecuarista deve suplementar; nas águas, nas secas ou nas duas épocas? Por quê?


Reges Heinrichs: Inicialmente é necessária a conscientização do produtor que a calagem é a base necessária para aumentar a eficiência da adubação. A frequência da calagem aumenta em condições de solo arenoso, sugerindo-se aplicações com menor dose e maior frequência. Em sistemas com elevadas doses de adubação, a calagem também deve ser mais frequente, seguindo a recomendação de acordo com a análise do solo.


 


Scot Consultoria: O que o senhor diz da eficiência da calagem de superfície?


Reges Heinrichs: A calagem de superfície é uma realidade. Inicialmente, houve muito questionamento sobre sua eficiência, mas já foi comprovado que o calcário apresenta um deslocamento em profundidade. Para isso, vários fatores contribuem, como fendas no solo provocadas pela decomposição de raízes ou pela atividade de organismos do solo, principalmente, minhocas. Com a infiltração da água no solo, ocorre o arraste do calcário em profundidade. Quimicamente, o Ca e o Mg presentes no calcário podem formar sais solúveis com o NO3- e SO4- susceptíveis a lixiviação, proporcionando o crescimento radicular em profundidade.


 


Scot Consultoria: Em gramíneas menos exigentes quanto à fertilidade, qual é a saturação por bases recomendada? Para chegar ao valor ideal, qual a recomendação ideal de calagem? E para gramíneas exigentes quanto à fertilidade, qual seria a recomendação?


Reges Heinrichs: No estado de São Paulo e em regiões de cerrado, a saturação por base (V) é usada para determinar a necessidade de calagem. Para gramíneas menos exigentes, a recomendação oficial em SP é de V=40%. Por sua vez, para espécies mais exigentes, a recomendação para implantação é de 70%, passando para 60% na manutenção. Em regiões de cerrado, a recomendação de saturação por base para as espécies menos exigentes é de 30% a 35% e de 60% para as mais exigentes.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja