• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

O clima e a safra de grãos 2023/24


Sexta-feira, 12 de janeiro de 2024 - 11h00

Fonte: Yandex


Em boa parte da região Norte, parte da região Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a previsão para o restante de janeiro é de volumes precipitados abaixo da média para o período, chegando até 150mm.


Em parte do Centro-Oeste, no Sudeste e no Nordeste, por outro lado, o volume precipitado deve ficar ligeiramente acima da normalidade, podendo chegar a 75mm acima da média.


Com as diferenças climáticas levadas pelo El Niño a cada parte do país, a safra de grãos 2023/24 terá diferentes impactos de acordo com as regiões analisadas.


No MATOPIBA, o volume precipitado ficou abaixo da normalidade em outubro e novembro e manteve os níveis de água no solo muito baixos, desfavorecendo as fases iniciais das culturas de verão.


Na região, em janeiro, o nível hídrico do solo deve continuar baixo, potencializado pelas altas temperaturas.


Em algumas áreas do Brasil Central, por exemplo, há um melhor nível hídrico do solo, puxado pela melhora no volume precipitado na segunda metade de dezembro, que deve favorecer o plantio - onde há atrasos - e o desenvolvimento das culturas de verão.


No entanto, no norte de Minas Gerais, a chuva não caiu como esperado e o índice hídrico segue baixo. Por outro lado, com as chuvas previstas para janeiro, pode ser que ocorra uma recuperação do nível de água no solo.


No Sul, a previsão ainda é de bons volumes de chuva, que, no entanto, não devem gerar excedente hídrico no solo, continuando a favorecer a safra de grãos.


Como mais uma consequência do El Niño, as temperaturas devem seguir altas durante o mês inteiro – até 1,5ºC acima da normalidade para o período.


Figura 1. Precipitação prevista para janeiro, em mm.

Fonte: INMET.


Figura 2. Anomalia de precipitação para janeiro, em mm.

Fonte: INMET.



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja