• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Como fica o clima em novembro?


Sexta-feira, 27 de outubro de 2023 - 16h00


Em novembro, no Brasil, o clima não deve ser diferente do que o esperado.


Para a região Norte, deverá chover até 260mm, com as regiões mais ao norte do Pará, nordeste do Amazonas e todo o estado de Roraima e Amapá concentrando chuvas abaixo dos 160mm. A perspectiva é de chuvas abaixo da normal climatológica e mais localizadas no sudeste do Amazonas, Acre e Rondônia. Em Tocantins, as chuvas deverão chegar a até 230mm abaixo da normal climatológica, em praticamente todo o estado, exceção à região sudeste do estado.


No Nordeste, as chuvas devem seguir abaixo da normal climatológica e as temperaturas devem ficar acima da média histórica, principalmente no MATOPIBA (região que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Esses fatores devem agravar o déficit hídrico na região.


No Centro-Oeste e Sudeste, os volumes precipitados devem chegar a até 260mm, com pontos de precipitação de até 50mm acima da normal climatológica, com isso, é esperado que o nível de água no solo melhore, reduzindo o déficit hídrico vigente e favorecendo o desenvolvimento das lavouras da safra de verão. Atenção para a temperatura, que deverá manter-se acima da normal climatológica.


No Sul, a precipitação deve ficar até 50mm acima da normal climatológica, com a temperatura acima da média histórica, com exceção do extremo Sul do Rio Grande do Sul, que deve ter temperaturas mais amenas. O volume de água armazenado no solo deverá ficar acima de 90,0%, gerando excedente hídrico e aumentando a probabilidade da incidência de doenças nas culturas, apesar de, por outro lado, beneficiar as fases iniciais dos cultivos de primeira safra, mas também pode prejudicar a colheita das culturas de inverno.


Figura 1.
Precipitação prevista para novembro, em mm.



Fonte: Inmet.


Figura 2.
Anomalia de precipitação prevista para novembro, em mm.



Fonte: Inmet.



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja