• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

No geral, as condições climáticas têm favorecido os cultivos de inverno


Sexta-feira, 7 de julho de 2023 - 11h00

Foto: Shutterstock


Nos cinco primeiros dias de julho, não choveu na maior parte do Brasil. Apenas em Rondônia, Amapá e no Norte do Amazonas e do Pará, os volumes de chuvas foram mais expressivos, variando entre 25 e 150 milímetros. Veja na figura 1.


Até dia 22, devemos ver precipitações maiores que 50 milímetros em Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Amazonas e Roraima. No restante do país, não deverá chover. Veja nas figuras 2 e 3.


As condições climáticas têm favorecido o desenvolvimento dos cultivos de inverno. Com exceção do Oeste da Bahia, que apresenta média restrição hídrica para o milho de segunda safra, além do Leste da Bahia, Norte de Minas Gerais e Centro-Norte de Mato Grosso do Sul, que estão apresentando baixa restrição hídrica à mesma cultura.


O milho de segunda safra já está sendo colhido em boa parte do país. Até 1/7, os trabalhos não iniciaram apenas em São Paulo. O menor volume de chuvas tem auxiliado no bom andamento da colheita ao redor do país.


Quanto ao trigo, a semeadura não foi finalizada na região Sul. O trigo de sequeiro, produzido em Goiás, já está sendo colhido. Há relatos de ataque de pragas em São Paulo e de ocorrência de doenças fúngicas em Rio Grande do Sul.


Figura 1.
Precipitação acumulada em julho (até dia 5), em milímetros.

Fonte: INPE/CPTEC


Figura 2.
Previsão de precipitação de 6 a 14 de julho, em milímetros.

Fonte: COLA


Figura 3.
Previsão de precipitação de 14 a 22 de julho, em milímetros.

Fonte: COLA



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja