• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Previsão de chuva em dezembro


Terça-feira, 6 de dezembro de 2022 - 12h00

No acumulado de novembro (até dia 29), os maiores volumes se concentraram em Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Bahia, Norte de Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, variando de 100 a 400 milímetros.


Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sul de Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram volumes menores, de até 100 milímetros. Veja na figura 1.


Em dezembro, Sul do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Roraima, Norte do Pará, Maranhão, Piauí e parte da Bahia deverão ter chuvas variando de 40 a 160 milímetros.


Nordeste da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará não deverão ter volumes maiores que 60 milímetros.


No restante do país deverá chover de 160 a 400 milímetros. Veja na figura 2.


Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina, Sul do Paraná, Mato Grosso do Sul e Sul do Amazonas deverão ter de 10 a 50 milímetros de chuva abaixo do esperado para dezembro. Enquanto Rondônia, Norte do Amazonas e do Mato Grosso, Roraima, São Paulo e partes de Maranhão e Piauí deverão ter volumes de 10 a 50 milímetros acima do esperado para o período.


Figura 1.
Volume de chuvas em novembro (até dia 29), em milímetros.

Fonte: INPE/CPTEC


Figura 2.
Previsão de chuvas em dezembro, em milímetros.

Fonte: INMET


Figura 3.
Previsão de anomalias de chuvas em dezembro, em milímetros.

Fonte: INMET



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja