• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Precipitação em outubro


Terça-feira, 11 de outubro de 2022 - 12h00

Nos primeiros cinco dias de outubro, grande parte do Brasil registrou chuvas de até 25 milímetros. Leste do Amazonas, Espírito Santo, Sul do Pará e de Minas Gerais apresentaram volumes maiores, chegando aos 100 milímetros.


Os estados que não tiveram chuvas, nesse período, foram Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Veja na figura 1.


Para outubro, como esperado para o período, boa parte da região Nordeste não terá chuvas. Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Sul do Pará e Leste do Amazonas poderão ter volumes de 100 a 160 milímetros.


Os maiores volumes devem ocorrer no Acre, Oeste do Amazonas, Paraná e Santa Catarina, de 160 a 230 milímetros. Veja na figura 2.


Quanto às anomalias de precipitação, em outubro, os volumes de chuva deverão ser menores no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Sul do Pará e do Amazonas, podendo variar em até 50 milímetros.


Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro deverão ter volumes em até 50 milímetros acima do esperado para o período. Veja na figura 3.


Figura 1. Chuvas em outubro (até dia 5), em milímetros.


Fonte: INPE/CPTEC


Figura 2. Previsão de precipitação em outubro, em milímetros.

Fonte: INMET


Figura 3. Previsão de anomalia de chuvas em outubro, em milímetros.

Fonte: INMET



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja