• Domingo, 24 de outubro de 2021
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Baixo volume de chuvas em agosto


Segunda-feira, 16 de agosto de 2021 - 12h00

Em agosto, até o dia 11, as chuvas foram mais escassas e concentradas no extremo Norte do Brasil e no litoral da região Nordeste, com os volumes chegando a 100-150 milímetros no acumulado do período.


Também choveu no Sul do país e em alguns municípios na região Sudeste, mas os volumes não ultrapassaram os 50 milímetros no acumulado do mês, conforme apresentado na figura 1.


Figura 1. Volume total de chuvas no Brasil em agosto/21 (até o dia 11), em milímetros.



Fonte: Inpe / Cptec


Com relação à temperatura, as mínimas aumentaram nas primeiras semanas de agosto, em relação a julho último, mas seguem abaixo da média para o mês em questão, entre 1ºC e 3ºC a menos, em grande parte do Brasil Central, regiões Nordeste, Sudeste e Sul.


Veja na figura 2, o mapa com as anomalias (desvios) de temperaturas mínimas este mês, em relação à normal climatológica (média histórica).


Figura 2. Anomalia (desvio) de temperatura mínima no Brasil em agosto/21 (até o dia 11), em ºC.



Fonte: Inpe / Cptec


Para o curto prazo (12 a 20 de agosto) a previsão é de temperaturas mais amenas e estão previstas chuvas no extremo Norte do país e em algumas áreas nas regiões Sul e Sudeste (figura 3). 


Figura 3. Previsão de chuvas entre os dias 12 e 20 de agosto de 2021, em milímetros.



Fonte: USDA




Dia 25 de novembro acontecerá o Encontro de Analistas da Scot Consultoria, um evento em que grandes especialistas discutirão as principais tendências econômicas e seus reflexos no mercado do boi gordo. Faça sua inscrição no portal encontrodeanalistas.com.br. Vagas limitadas.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja

Facebook