• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Queda na Temperatura e Ocorrência de Geadas no País


Sexta-feira, 2 de julho de 2021 - 11h15


No acumulado de junho, além da região Norte, choveu em maiores volumes no Sul e no Centro Sul do país, além de parte da região Nordeste.


Por outro lado, no restante do Brasil Central e boa parte da região Sudeste, os volumes não ultrapassaram os 25-50 milímetros no mês que encerrou, sendo que em alguns municípios não choveu no período analisado. Veja a figura 1.


Figura 1.


Volume acumulado de chuvas no Brasil em junho de 2021, em milímetros.



Com relação a temperatura, houve forte queda nas últimas semanas de junho no Sul e Centro Sul do país, com registro de geadas em alguns municípios, o que mantém em alerta a situação das lavouras de inverno, em especial o milho de segunda safra, com perdas já confirmadas em algumas praças.


Figura 2.


Ocorrência de geadas no Brasil nos últimos dez dias. Referência: 30/6/21.



Para o curto prazo (até o dia 9/7), a previsão é de que as chuvas continuem no extremo Norte do Brasil e no litoral da região Nordeste, com volumes entre 50-125 milímetros no acumulado do período. Já em boa parte das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul do país não estão previstas chuvas nos primeiros dias de julho.


Com relação à temperatura, a previsão é de que os termômetros sigam registrando valores mais baixos em curto prazo, mas acima dos verificados nos últimos dias de junho.


Figura 3.


Previsão de chuvas entre os dias 1 e 9 de julho de 2021, em milímetros.



 





Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja