• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas em outubro/20 ficaram abaixo da média histórica


Quinta-feira, 5 de novembro de 2020 - 14h50

Desde meados de outubro, as chuvas foram mais regulares e em maiores volumes no Brasil Central e no Centro Sul, na comparação com a primeira quinzena. 


Apesar do cenário mais positivo nas últimas semanas, em alguns municípios nessas regiões, os volumes não chegaram 100-150 milímetros no acumulado de outubro. Veja a figura 1.



Na figura 2 apresentamos as anomalias (desvios de chuvas) no mês que encerrou, em relação à média histórica (Normal Climatológica). 


Observe que em boa parte do Brasil, os volumes registrados em outubro ficaram abaixo da média histórica para o mês. O déficit chega 200 milímetros em alguns estados no Centro Sul e Brasil Central.



Previsão


Para a primeira quinzena de novembro, a previsão é de chuvas em maiores volumes nas regiões Norte e Sudeste do país e parte da região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia, principalmente). Poderá chover até 100-150 milímetros entre os dias 5 e 13 de novembro. 


No Centro-Oeste e no Sul do país, os volumes deverão ser menores, entre 50-100 milímetros no período analisado, o que mantém a atenção com relação à situação da semeadura da safra de grãos (2020/21) no país.




Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja