• Quarta-feira, 12 de agosto de 2020
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Balanço das chuvas no país em julho


Quinta-feira, 1 de agosto de 2019 - 14h50

Em julho, as chuvas ocorreram em maiores volumes nos estados do Sul, Nordeste e Norte do país. 


No Rio Grande do Sul e boa parte da faixa litorânea da região Nordeste, por exemplo, choveu entre 100 e 250 milímetros no acumulado do mês que se encerrou. 


Já no extremo Norte do Brasil as precipitações acumuladas chegaram a 300-350 milímetros no mesmo período. Veja a figura 1.


Nessas regiões que destacamos, incluindo também algumas áreas de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, as chuvas ficaram acima da normal climatológica (média histórica), com excedentes entre 25 e 100 milímetros, conforme apresentamos na figura 2.


Além das chuvas em maiores volumes nas primeiras semanas de julho, destacamos a queda nas temperaturas e ocorrência de geadas que prejudicaram pontualmente o avanço da colheita da safra de inverno, por exemplo, no Paraná, mas não chegaram a refletir nas condições das lavouras e produtividades.


Essa preocupação diminuiu, com as temperaturas aumentando no decorrer de julho. 


Previsão 


Para o começo de agosto, a previsão é de chuvas no norte da região Norte do país, além de uma faixa litorânea, que vai da região Sudeste até o Nordeste (figura 3). 


Com relação à temperatura, esta pode voltar a cair no Centro Sul nas primeiras semanas deste mês.






Participe do ECR 2020 Digital e conheça as mais valiosas informações sobre a adoção de tecnologias na recria e no confinamento de bovinos. O Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria acontece de 5 a 7 e 12 a 14 de agosto. INSCREVA-SE AQUI.


Próxima Notícia >>

Buscar
Scot - Facebook Leite
 
Scot - Facebook Scot - Twitter Scot - Youtube Scot - Instagram Scot - Rss Scot - Linkedin

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos



Loja

Facebook