• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Previsão de chuvas nos próximos dias no Sul e no Brasil Central


Quinta-feira, 28 de setembro de 2017 - 14h50

Em setembro, as chuvas ficaram restritas ao Sul do país, região Norte e região litorânea do Nordeste.


Em algumas áreas, como no Rio Grande do Sul, os volumes chegaram a 150-200 milímetros no acumulado até o dia 27 de setembro.


Em toda a área branca do mapa (figura 1) não foram registradas chuvas neste mês, sendo que em algumas regiões não chove há pelo trinta ou quarenta dias.


Na figura 2 está o mapa de anomalia de precipitações no Brasil em setembro. Em boa parte do país a situação atual é de déficit de chuvas em relação à normal climatológica.


No Paraná e em Santa Catarina, as precipitações estão atrasadas e os volumes até então estão entre 100 e 200 milímetros abaixo da média histórica para este período.


Existe previsão de chuvas entre os dias 28 de setembro e 6 de outubro na região Sul do país, se estendendo até Mato Grosso e o Norte de Minas Gerais.


Os volumes médios previstos estão próximos de 40-50 milímetros no acumulado do período analisado, chegando a 150 milímetros em algumas áreas.


A questão é que entre os dias 6 e 14 de outubro, os modelos de previsão apontam para chuvas mais concentradas no Sul do Brasil. Ou seja, uma regularidade dos volumes é esperada mais para o final de outubro e começo de novembro.


Este fato, caso se confirme, poderá significar atrasos no plantio da safra de verão 2017/2018.




Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja