• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Volume de chuvas no Rio Grande do Sul chegou a 200-250 milímetros no acumulado de agosto


Quinta-feira, 31 de agosto de 2017 - 14h40

As chuvas em agosto ocorreram em maior volume na primeira quinzena. Os maiores volumes foram registrados no Sul do país, chegando a 200-250 milímetros no acumulado até o dia 30.


Em toda a área branca do mapa (figura 1) não foram registradas chuvas no período analisado. Destacamos importantes regiões pecuárias, como o Triângulo Mineiro, as regiões Central e Sul de Minas Gerais, o Sudeste de Goiás, Tocantins, entre outros, sem chuvas há pelo menos 30-40 dias.


Na figura 2 está o mapa de anomalia de precipitações no Brasil em agosto.


Na metade Sul do país, as chuvas ficaram acima da média histórica, entre 25-50 milímetros acima em boa parte das áreas. As exceções foram Santa Catarina e parte de São Paulo, com déficit de até 50 milímetros em algumas regiões destes estados.


Já na metade Norte do país, as chuvas ficaram abaixo da média histórica, com déficit entre 25 e 50 milímetros.


Para os primeiros dias de setembro estão previstas chuvas somente no Sul e Norte do país. No Rio Grande do Sul os volumes previstos estão entre 30 e 60 milímetros entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro. Veja a figura 3.


Para o final da primeira quinzena de setembro, os volumes previstos são ainda maiores nestas regiões, podendo chegar a 150-200 milímetros em algumas partes.




Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja