• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Bom volume de chuvas na segunda metade de abril


Quinta-feira, 4 de maio de 2017 - 14h50

Choveu bem na segunda metade de abril nas regiões Sul e Centro-Oeste, além de São Paulo e Minas Gerais (destaque para o Triângulo Mineiro).


Em boa parte destas regiões os volumes variaram entre 100-200 milímetros no acumulado do mês. Já no norte do Rio Grande do Sul chegou a mais de 300 milímetros no período. Veja a figura 1.


Na figura 2 está o mapa de anomalia de chuvas no país em abril.


Na metade sul do país, em uma faixa que inclui o sul de Mato Grosso, o sul de Goiás, o Triângulo Mineiro, São Paulo, além de quase toda a região Sul e a Bahia, as chuvas foram até 100 milímetros acima da normal climatológica para o período.


Nestas regiões, especialmente em Minas Gerais, São Paulo e sul da região Centro-Oeste, no geral, as pastagens ainda estão em boas condições e devem manter a capacidade de suporte de animais por mais um tempo.


De qualquer maneira, daqui para frente a queda na temperatura e menor luminosidade deverão refletir na qualidade das pastagens.


Entre os dias 3 e 11 de maio, a previsão é de que as chuvas fiquem mais concentradas na região Norte.


Nas demais áreas, os volumes deverão ficar entre 10 e 20 milímetros no acumulado do período. Veja a figura 3.


Para o final da primeira quinzena de maio, as precipitações deverão retornar ao Centro-Sul brasileiro, com volumes de 30 a 60 milímetros no acumulado do dia 6 a 14.



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja