• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Centro Oeste e Sudeste devem esperar chuvas até o final de semana


Quinta-feira, 21 de maio de 2015 - 15h57

O tempo seco deve começar a tomar conta de grande parte do Brasil nos próximos dias.


Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a partir do dia 25/5 os maiores volumes de chuva ocorrerão apenas na região sul do país.


Até o dia 22/5, porém, deve chover em boa parte do Sudeste e Centro Oeste. Estas chuvas devem ser de baixa intensidade, o que favorece o desenvolvimento das safras de inverno, como o milho, e também das pastagens. Além disso, não deve prejudicar as operações de cultivo e colheita, como é o caso da cana-de-açúcar em São Paulo.


Em Mato Grosso do Sul, apesar das boas condições climáticas para a produção do milho safrinha e manutenção da capacidade de suporte das pastagens, os produtores temem que ocorram geadas ao sul do estado, pois normalmente é neste período que este fenômeno começa incidir na região.


O Norte do país deve continuar com um bom volume de precipitações. Na região o volume acumulado até dia 28/05 pode ultrapassar os 100mm. 



Na região Sul, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul é esperado tempo seco até o dia 22/5. Com isso, produtores de trigo e os pecuaristas deverão ser beneficiados pelas chuvas apenas na semana seguinte. A previsão é de que ocorra a chegada de uma frente fria.  


Por enquanto os pecuaristas que esperam chuvas melhores para acomodar seus animais nas pastagens de inverno, pouco desenvolvidas até então, precisarão esperar mais alguns dias.


No sul do Paraná e Norte de Santa Catarina, o volume acumulado de chuvas pode chegar a 100mm nos próximos 7 dias.


Nas principais regiões produtoras do país (Centro Oeste, Sudeste e MATOPIBA), volumes de chuvas expressivos devem ocorrer a partir da segunda quinzena de Julho. Até lá, a previsão é de chuvas esparsas, em pequenos volumes, dentro da normalidade desta época do ano.


No estado de São Paulo as chuvas podem ser mais recorrentes neste período, diferente das demais regiões.



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja