× Faltam XX dias XX horas XX minutos e XX segundos para o EIP 2025! Entenda mais sobre o caso
  • Terça-feira, 16 de setembro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Previsão de queda da temperatura para os próximos dias

As chuvas deverão reduzir sua intensidade nas regiões mais ao sul do Brasil, juntamente com a queda da temperatura para estas regiões.


Na primeira quinzena de março as precipitações acumuladas ficaram em 300 milímetros no Norte do país, região com o maior registro de precipitações. (figura 1). Comparado a fevereiro, em algumas áreas choveu até 200 milímetros a mais. 

Precipitações acumuladas na primeira quinzena de fevereiro e de março de 2015, em milímetros.

Registro de chuvas em maior volume também no Nordeste, principalmente no Ceará, Maranhão e Piauí. Nesses locais foram observadas precipitações acumuladas de até 150 milímetros no período.

Na Bahia, Alagoas e Sergipe as precipitações aumentaram comparadas a fevereiro, porém, não ultrapassaram 50 milímetros na primeira quinzena de março. Em algumas regiões desses estados as chuvas não ultrapassaram os 10 milímetros, o que praticamente manteve a estiagem para essas regiões.

O norte de Minas Gerais enfrenta a mesma situação, precipitações acumuladas que não ultrapassaram 50 milímetros..

No Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, a chegada de uma frente fria e seca começa a diminuir o ritmo das chuvas. Neste estado em março não choveu mais que 100 milímetros e em regiões mais ao sul não choveu mais de 20 milímetros.

As condições para colheita de grãos no Paraná têm sido favoráveis nos últimos dias e a previsão é de que continuem assim.

Para o Centro-Oeste precipitações de até 200 milímetros este mês, fizeram com que a colheita e o plantio da safrinha ocorressem em ritmo mais lento. Produtores já falam em perdas, o que deve reduzir novamente a expectativa de safra.

O plantio da safrinha continua atrasado e já há possibilidade de diminuição da área plantada, devido às precipitações que dificultam as atividades no Centro-Oeste.

Previsões para curto e médio prazo (entre 23 de março e 8 de abril)

A previsão para os próximos 10 dias é de clima chuvoso para grande parte do território nacional.

Podem ser observadas precipitações acumuladas acima de 150 milímetros para no Norte do país e algumas regiões do Centro-Oeste (figura 2).

As chuvas em São Paulo devem diminuir nos próximos dias, não ultrapassando 50 milímetros. Isso deve facilitar eventuais plantios da safrinha e tratos culturais de outras culturas.

Para o norte de Minas Gerais e sul da Bahia há previsão de chuvas de até 100 milímetros, o que poderá aliviar momentaneamente a situação ruim das pastagens.

Na Região Sul as precipitações deverão ficar abaixo de 50 milímetros nos próximos 10 dias. Para o Rio Grande do Sul a previsão é de poucas chuvas até o final do mês, não ultrapassando 15 milímetros no acumulado.

As precipitações para o Centro-Oeste deverão diminuir. Goiás é onde choverá um pouco mais, até 125 milímetros.

Já em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a previsão é de diminuição maior das chuvas, passando de um acumulado de até 80 milímetros - de 23 a 31 de março -, para 50 milímetros previstos entre 31 de março a 8 de abril.

As chuvas no começo de abril deverão ficar concentradas na Região Norte, mas em menores quantidades quando comparadas a próxima semana. Em alguns pontos do Amazonas e do Acre as precipitações podem ser maiores que 125 milímetros.

Previsão de chuvas para os períodos de 23 a 31 de  março e de 31 de março a 8 de abril de 2015, em milímetros.

Temperatura

Para os mesmos períodos analisados, pode ser observada uma redução da expectativa de temperatura média em todo o Brasil para o começo do mês de abril (figura 3).

Este comportamento virá primeiramente ao sul do país, onde as médias deverão ficar entre 14ºC e 20ºC. Após atingir o sul, a frente fria tende a "subir" pelo país, encontrando outras regiões da federação. Caracterizando o começo da transição entre período quente e úmido para frio e seco. 

Temperatura média na superfície terrestre para os períodos de 23 a 31  de março e 31 de março a 8 de abril de 2015, em graus Celsius.

Mesmo com essa diminuição, a temperatura deverá ficar de normal a acima da média no Brasil (figura 4). Apenas para os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro a previsão é de temperaturas dentro das normais climatológicas. 

Previsão de anomalias de temperatura para os meses de abril, maio  e junho de 2015, em graus Celsius.

Colaborou André Mazi, graduando em engenharia agronômica e em treinamento pela Scot Consultoria.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja