• Terça-feira, 19 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Grãos - Mais pluma e mais caroço de algodão!


Sexta-feira, 24 de janeiro de 2020 - 15h00


A área semeada com algodão cresceu nas últimas temporadas.


Em 2017/18 houve incremento de 25,1% na área com a cultura, frente a safra 2016/17. Em 2018/19 o aumento foi de expressivos 37,8% e para a temporada atual a estimativa é de crescimento de 2,7% (Conab).


Os aumentos na área foram puxados pela valorização da pluma no mercado interno.


Observe na figura 1, que na temporada atual, apesar da queda na cotação em relação ao ciclo passado, o preço está em um patamar historicamente bom, o que manteve o incremento em área, porém, em um ritmo menor que o observado em anos anteriores.


Figura 1.
Área plantada com algodão no Brasil, em mil hectares (eixo da esquerda) e preço da pluma de algodão em São Paulo, em R$ por arroba (eixo da direita).
Fontes: Conab / Cepea /  Compilado pela Scot Consultoria


A semeadura da segunda safra de algodão (2019/20) está em andamento e representa aproximadamente 85% da produção nacional. Mato Grosso e Bahia são os principais produtores nacionais, com 88,7% da produção prevista para essa temporada.


Produção de pluma e caroço


O crescimento da área plantada deve compensar, em parte, a expectativa de queda de 1,6% na produtividade média das lavouras em 2019/20, na comparação com a safra passada, devido a previsão de clima menos favorável.


Com isso, o Brasil deverá colher 2,75 milhões de toneladas de algodão em pluma, 1,1% mais em relação ao ciclo anterior.


A produção de caroço de algodão está estimada em 4,13 milhões de toneladas em 2019/20, também 1,1% mais que o produzido anteriormente.


Veja na figura 2 a evolução da produção de caroço no país. O volume cresceu 113,2% nos últimos quatro anos.


Figura 2.
Produção de caroço de algodão no Brasil, em milhões de toneladas.
Fontes: Conab / Elaborado pela Scot Consultoria


Essa maior disponibilidade interna “segurou” as cotações do caroço de algodão no segundo semestre de 2019, quando os preços do farelo de soja subiram no mercado interno. Veja a figura 3.


Figura 3.
Preços do farelo de soja e caroço de algodão em São Paulo, em R$ por tonelada.
Fonte: Scot Consultoria


Considerações finais


Levando em conta mais um ano de aumento da disponibilidade interna de caroço, a expectativa é de uma menor pressão sobre as cotações do insumo, que assim como o farelo de algodão pode ser uma alternativa proteica para a nutrição de bovinos.


Além da questão do frete, é preciso atenção ao período de maior oferta desses produtos, a partir de julho/agosto, com a colheita da segunda safra de algodão.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja