• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Insumos - A polpa cítrica, o milho e o custo de produção em 2020


Sexta-feira, 27 de dezembro de 2019 - 16h00


Em 2020, o mercado de reposição deverá ser de preços firmes, assim como o mercado de milho, ou seja, a expectativa é de que os custos de produção aumentem.


Apesar da expectativa de preços firmes para o mercado do boi gordo em 2020, é importante também que produtor acompanhe os custos de produção e aproveite as oportunidades de mercado, a fim de manter as margens positivas.


Pensando nisso, faremos uma análise do mercado de polpa cítrica e como este alimento pode contribuir com a redução do custo de produção.


PREÇOS DA POLPA CÍTRICA EM 2019


No primeiro quadrimestre do ano, o preço da polpa cítrica subiu 17,8%, sustentado na oferta limitada do produto (entressafra da laranja).


A partir de maio, com a colheita da laranja e aumento da oferta de polpa cítrica, os preços caíram.


Além disso, a boa produção de milho na segunda safra provocou a queda de preço da polpa cítrica. A cotação da polpa está diretamente ligada à cotação do milho.


Figura 1. Evolução do preço da tonelada de milho e polpa cítrica em 2019.



Fonte: Scot Consultoria


No segundo semestre, o mercado ganhou força, sustentado pela alta de preço do milho cuja exportação manteve o preço do cereal em alta.


SUBSTITUIÇÃO DO MILHO POR POLPA CÍTRICA NA DIETA ANIMAL


Em momentos de alta no mercado do milho, uma saída para reduzir o custo da dieta pode ser a substituição ou a complementariedade do cereal com ou pela polpa cítrica, já que a polpa tem alto teor de energia.


Contudo, a substituição do milho pela polpa não deve ser feita sem analisar o custo-benefício dessa estratégia.


Para isso, o produtor deve comparar o custo entre os produtos (tabela 1).


Tabela 1. Comparação de preço entre milho e polpa cítrica e custo do NDT, proteína e matéria seca dos produtos analisados, considerando a cotação de dezembro de 2019.



Fonte: Scot Consultoria


Ao longo do segundo semestre de 2019, com a exportação recorde de milho, os preços subiram ao longo do segundo semestre, o que tornou interessante a polpa cítrica. Em dezembro, a alta do preço da polpa cítrica foi maior do que a valorização do milho, o que diminuiu a atratividade do subproduto da laranja frente ao cereal, contudo, o uso da polpa a fim de se atender a exigência energética dos animais ainda pode ser uma opção viável, dependendo do valor da saca de milho.


EXPECTATIVAS E OPORTUNIDADES


A produção nacional de milho deve ser 1,6% menor na safra 2019/2020, frente ao ciclo anterior. O estoque final da safra 2019/2020 deve ser o menor desde a safra 2015/2016 (Conab).


Além disso, a demanda, deve ser firme. A associação destes fatores deve causar preços maiores para a saca de milho em 2020, em relação a este ano.


Por fim, caso a expectativa de preços maiores para a saca de milho se consolide, a polpa cítrica pode ser uma alternativa para reduzir o custo de produção.


Texto originalmente publicado no Informativo Boi&Companhia, edição 1371.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja