• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Insumos - Sem economizar em insumos


Sexta-feira, 2 de outubro de 2015 - 12h11

A reposição do rebanho está complicada, os preços pecuários oscilam em ciclos e um bovino tem um tempo mínimo para chegar ao ponto de abate. Portanto, não há garantias de que comprar bezerro na alta ter-se-á como produto final um boi gordo vendido também com preço em alta. Aliás, considerando a produtividade média da pecuária no Brasil, é provável que estas duas operações ocorram em momentos diferentes do ciclo de preços.


Quanto mais o bovino permanecer na fazenda, mais tempo tem o mercado para "virar".


Economizar na engorda, "já que gastou muito com a compra do bezerro", é uma decisão arriscada. Quase sempre tal atitude significa abrir mão de itens que pouco contribuem para o custo total da operação mas determinam a eficiência da atividade.


Veja na figura 1 a composição dos custos de produção de um sistema de recria-engorda em 24 meses de fazenda. Os custos fixos estão representados pelo arrendamento, para simplificar.



Note que a sanidade, considerando um protocolo com vacinas de aftosa, clostridiose e IBR, vermifugação e, inclusive, vacina contra raiva, manejo obrigatório apenas em regiões endêmicas, participa com somente 1,5% do custo da atividade.


E isso dá peso para a análise. A supressão de qualquer um desses insumos, cujo desembolso tem pouco impacto, pode ser o responsável para, no mínimo, reduzir o ganho de peso desse bovino e levar o abate para mais de 30 meses.


Na prática é mais tempo na fazenda, mais gasto com arrendamento e, como dito, maior risco de vender na "virada" do mercado.


A suplementação mineral durante todo o período de engorda e a suplementação proteica na seca, representa 12% do custo. E aqui é redundante descrever seu impacto na eficiência de produção.


Ou seja, os itens que determinam diretamente a eficiência do sistema de recria-engorda contribuem com menos de 15,0% nos custos de produção.


É importante lembrar que, ao que tudo indica, teremos mais um ano de preços firmes para a pecuária de corte. Isso se a situação da economia não atrapalhar ainda mais. Portanto, realize lucro sempre que possível e antecipe a terminação para aproveitar o mercado firme.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja