• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Boi - Mais picanhas por arroba


Segunda-feira, 8 de junho de 2015 - 17h51

Entre maio de 2014 e maio deste ano, o preço da arroba do boi gordo em São Paulo subiu 21,7%, enquanto as cotações do boi magro e do bezerro subiram 31,6% e 34,7%.


O recriador e o invernista perderam poder de compra, quanto à reposição.


Quando consideramos outros insumos, como alimentos concentrados, por exemplo, o cenário está favorável ao produtor.


Em relação a maio do ano passado, o poder de compra da arroba subiu 44,4% para o milho em grãos e 29,3% para o farelo de soja. Veja a figura 1.


A oferta curta de bovinos é o principal fator altista para o boi gordo e categorias de reposição.


Demanda


O consumo interno e a exportação de carne bovina, com seus respectivos pesos, têm sido o limitante do mercado do boi gordo este ano.


Segundo projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia brasileira só terá desempenho melhor que nove, dentre 188 economias analisadas.


O fundo projeta redução de 1% para a economia brasileira, o que não difere das expectativas internas. O Relatório Focus do Banco Central aponta para redução de 1,3% para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2015.


Vale destacar que entre as nove economias em situação pior que a brasileira estão a Venezuela e a Rússia, que juntas compraram 30,9% da carne bovina embarcada pelo Brasil em 2014 (MDIC).


A figura 2 mostra o desempenho das exportações de carne bovina in natura nos primeiros cinco meses deste ano.



Houve queda de 19,9% em volume e de 25,1% em faturamento, frente ao mesmo período de 2014.


Mercado interno


No mercado interno a situação não está positiva.


Enquanto o boi gordo subiu 21,7% nos últimos doze meses, os Equivalentes Scot Carcaça e Scot Desossa tiveram altas de 19,7% e 18,5%, respectivamente.


Estes indicadores aferem a margem do frigorífico com a venda de todos os produtos do abate no mercado interno, sem e com desossa.


Como a receita subiu menos, a margem da indústria encurtou, o que retrata a dificuldade de repasse dos preços ao produto final.


Um gráfico que ilustra o encurtamento das margens ao longo da cadeia é a relação de troca entre a arroba e a carne bovina. Veja a figura 3.


Em maio, com o preço de uma arroba foi possível comprar 3,71kg de picanha no varejo, frente a 3,38kg no mesmo mês de 2014. É o maior valor da série.


Isto ocorre porque os preços do boi subiram mais que a carne no atacado e no varejo.


Alguns cortes de menor valor agregado tiveram altas maiores que o boi, como o acém, mas o cenário é de encurtamento. 


Ou seja, há estreitamento de margens, principalmente para os cortes de maior valor agregado, cuja demanda é mais afetada pela renda (elasticidade-renda da demanda maiores).


Este ganho de poder de compra para o pecuarista que pretende fazer churrasco traz um sentimento de cautela, pois demonstra o estreitamento das margens, o que poderá limitar valorizações da arroba.


Expectativas


O cenário econômico inspira atenção.


A oferta de boiadas está curta, o que vem mantendo o mercado relativamente firme, ou com recuos modestos, frente à demanda fraca.


Com isto, aumentos pontuais de oferta podem pressionar as cotações em curto prazo.


De toda forma, espera-se um mercado firme ao longo do ano, com pressão de baixa em períodos específicos.


Além de aproveitar a relação troca para o churrasco, já passa da hora de planejar as vendas do segundo semestre e avaliar mecanismos de proteção de preços.


Momentos de preços positivos são oportunidades para ajustar a produção e as contas para épocas de preços ruins.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja