• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Boi - Estimativa da oferta de bovinos ao redor das capitais do Centro-Oeste


Quarta-feira, 6 de maio de 2015 - 18h15

Estimamos a oferta anual de bovinos para abate ao redor das três capitais dos estados do Centro-Oeste, com base no rebanho disponível no início de 2014, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Para esta estimativa consideramos um desfrute médio de 22,0%, ou seja, de cada cem animais no rebanho, temos 22 disponíveis para abate ao ano. 


Com isto, a partir destas capitais, estimamos a oferta anual de bovinos para abate em diferentes raios (100km, 200km, 300km, 400km e 500km). 


Os resultados estão na tabela 1.



A figura 1 mostra a variação da oferta estimada de bovinos, de acordo com a mudança no raio de compra. Com raios semelhantes, a maior disponibilidade estimada de bovinos foi observada em Goiânia-GO.



A menor oferta de bovinos estimada em um raio de 500km, dentre as três capitais consideradas, foi a de Cuiabá-MT, com 3,2 milhões de cabeças. 


O resultado foi obtido através da ferramenta Radar Scot, um sistema que permite estimar a disponibilidade de boiadas em determinado raio, a partir de qualquer município brasileiro. 


PARTICIPAÇÃO DE UMA PLANTA FRIGORÍFICA NA OFERTA DE BOIADAS DA REGIÃO


Considerando uma planta hipotética, cujo abate diário seja de 800 cabeças e que trabalhe 260 dias por ano, temos uma demanda anual de 208 mil cabeças. 


Com isso, podemos estimar o quanto a planta representa da oferta naquele raio definido. 


Por exemplo, na situação anterior, comprando bovinos em um raio de 400km a partir de Campo Grande-MS, a planta em questão consumiria 5,4% da oferta estimada.


Se a simulação for feita a partir de Goiânia-GO, as compras desta planta equivaleriam a 4,2% da oferta. A partir de Cuiabá, a importância desta unidade aumentaria, sendo responsável por 9,6% do total disponível. 


A figura 2 mostra a diminuição da participação das compras da unidade frigorífica em relação à oferta total, à medida que o raio de compra aumenta. 



ORIGEM DA OFERTA DE ANIMAIS ESTIMADA


Além da oferta total, o Radar Scot segrega segundo a origem dos bovinos, separando os existentes no estado, daqueles em outros, sempre respeitando o raio estabelecido. 


Considerando um raio de compra de 400km, 92,5% da oferta estimada ao redor de Campo Grande está em Mato Grosso do Sul, enquanto 7,5% estão em outras regiões. 


Considerando Cuiabá-MT, temos 95,8% da oferta neste raio, enquanto para Goiânia-GO, a participação do gado para abate dentro do estado fica em 79,4%, considerando o mesmo raio.Veja a figura 3.



A estimativa da oferta de bovinos ao redor de Goiânia-GO foi a maior dentre as capitais analisadas, tanto de bovinos oriundos do estado, como de animais disponíveis em outras regiões.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


A disponibilidade de bovinos varia segundo diversos fatores, como fase do ciclo pecuário e tipos de sistemas de produção utilizados na região, dentre outros. 


Estas estimativas foram feitas com base em critérios de desfrute e raios definidos. Estes parâmetros podem ser alterados, conforme a demanda do usuário. 


Apesar de ter o maior rebanho, a maior concentração de animais em Mato Grosso está no norte, o que explica a menor oferta estimada ao redor de Cuiabá. 


Estas simulações podem ser feitas para qualquer município. Conheça mais sobre as possibilidades do Radar Scot em: www.scotconsultoria.com.br/radarscot.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja