• Sexta-feira, 24 de outubro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

As posições em aberto seguem estáveis na B3, mesmo com o fim dos negócios de outubro se aproximando

A queda em outubro é compensada pelo maior interesse nos contratos de novembro e dezembro.


O mercado futuro do boi gordo segue procurado, especialmente para os contratos com vencimento em novembro e dezembro.

Na parcial de outubro (23), o número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo na B3 apresentou queda devido à proximidade do encerramento das negociações para o vencimento de outubro. Contudo, essa perda de posições em aberto foi quase toda compensada pelo aumento da procura pelos vencimentos entre novembro e dezembro, como mostram os dados da figura 1. 

O contrato para vencimento apresentou, em outubro (23), 17.958 posições em aberto, queda de 21,6% frente a semana anterior (22.899). As posições em aberto para o vencimento em novembro e dezembro, no mesmo intervalo de tempo, subiram 10,6% e 17,7%, respectivamente.

Em outubro (23), o número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo foi de 48.261, quantidade abaixo do observado na semana anterior (49.045), mas acima do registrado no mesmo período do mês anterior, quando oscilava abaixo de 40.000 posições.

Figura 1.
Número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3), conforme vencimento, de outubro a dezembro, entre o final de julho e a parcial de outubro.

Fonte: B3 / Elaboração: Farmnews

O número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo caiu devido à proximidade do fim das negociações de outubro, mas essa redução foi quase toda compensada com a maior procura dos investidores para os vencimentos de novembro e dezembro.

O fato é que o preço do boi gordo no mercado físico voltou a ficar mais firme, embora a alta ainda seja modesta e o que também tem mantido a expectativa de preço futuro mais estável ao longo de outubro, embora os contratos para novembro e dezembro precifiquem em torno de R$320,00 e R$330,00 por arroba, respectivamente.

Em resumo, o interesse pelo mercado futuro do boi gordo aumenta, principalmente nos contratos de novembro e dezembro.

Ivan Formigoni

Zootecnista, doutor pela USP-FZEA e fundador da Farmnews.

<< Notícia Anterior
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja