• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

B3, a bolsa brasileira


Terça-feira, 11 de julho de 2023 - 06h00

Analista de mercado da Scot Consultoria.



Bolsas de valores são sociedades anônimas, ou associações civis, que têm como objetivo manter um local ou sistema que possibilite a realização de compra e venda de valores mobiliários.


Valores mobiliários são títulos, ou contratos de investimento coletivo, que dão direito a participação ou remuneração, cujos rendimentos são oriundos do esforço do empreendedor ou de terceiros, em mercado livre e aberto.


Para ser listada na Bolsa de Valores, as empresas devem acatar um conjunto de regras estabelecidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) cuja finalidade é disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários, garantindo transparência para investidores.


Ao realizar uma Oferta Pública Inicial (OPI), ou seja, vender parte de seu capital social, a empresa financia seus investimentos, recebendo a confiança dos investidores e passa a ser obrigada a divulgar seus resultados financeiros trimestralmente e distribuir parte dos lucros com seus acionistas.


A Bolsa de Valores possibilita às empresas se protegerem de variações cambiais, por meio de contratos futuros, e realizar investimentos em outras empresas e/ou segmentos. Logo, o crescimento da Bolsa está diretamente relacionado ao crescimento do país.


Com o avanço da tecnologia é possível, em tempo real, comprar e vender ações de empresas do mundo todo sem sair de casa.


Bolsa de mercadorias e futuros

Bolsa de mercadorias e futuros são associações privadas civis com objetivo de efetuar registro, compensação e liquidação financeira das operações realizadas em pregão ou sistema eletrônico. É função da Bolsa garantir o funcionamento do mercado de derivativos que possibilite a seus operadores efetuarem operações de hedge (proteção) sobre variação de preços de commodities agropecuárias, índices, moedas etc.


Nela, são negociados contratos futuros, que representam o compromisso de comprar, ou de vender, uma certa quantia (lote) de um determinado bem com características definidas, em uma data adiante e por um preço pré-definido.


Podemos pegar como exemplo o contrato futuro de boi gordo, que têm como lote padrão um contrato que representa 330 arrobas líquidas de bovinos machos, com 16 arrobas ou mais de carcaça e idade máxima de 42 meses.


Antigamente, havia a possibilidade de liquidação física da mercadoria, mas, com o passar dos anos, as regras foram alteradas e, hoje em dia, somente a liquidação financeira dos contratos é permitida.


B3: a Bolsa brasileira

A primeira Bolsa brasileira, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, foi fundada em 1843, final do período colonial. Até a década de 60, havia 27 bolsas de valores no país, uma em cada estado, mas o cenário mudou com a crise ocorrida após o governo militar. A Bolsa de São Paulo ganhou espaço e se tornou a principal no mercado nacional, tomando o posto da Bolsa carioca.


Em 2000, as bolsas de São Paulo e do Rio de Janeiro (as maiores do país) iniciaram um processo de unificação, sendo a Bovespa (Bolsa de São Paulo) responsável pelas ações e a Bolsa do Rio de Janeiro pelos títulos públicos.


Em 2008, um ano após a realização do OPI da Bovespa, ocorreu a fusão com a Bolsa de Mercadorias e Futuros, passando a ser chamada BM&F Bovespa. Em 2017, houve nova fusão, dessa vez com a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), instituição criada em 1986 para dar segurança às operações do mercado financeiro, passando a ser chamada de B3 (Brasil, Bolsa e Balcão).


Com isso, hoje, a B3 é a bolsa responsável pelo gerenciamento e organização das negociações de bens mobiliários e mercadorias.


Referências


Bolsas de valores. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fpre%2Fcomposicao%2Fbv.asp


Bolsas de mercadorias e futuros. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fpre%2Fcomposicao%2Fbmf.asp


Futuro de Boi Gordo com Liquidação Financeira. Disponível em: https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/commodities/ficha-do-produto-8AE490CA6D41D4C7016D45F3CA183814.htm


O papel da CVM. Disponível em: https://www.gov.br/investidor/pt-br/investir/cuidados-ao-investir/o-papel-da-cvm#:~:text=A%20Comiss%C3%A3o%20de%20Valores%20Mobili%C3%A1rios,vinculada%20ao%20Minist%C3%A9rio%20da%20Economia.


O que é a B3 e como investir na bolsa brasileira. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/guias/o-que-e-b3/



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja