Com a tecnologia vigente é possível a transação de contratos de mercadorias em tempo real, sem sair de casa
Bolsas de valores são sociedades anônimas, ou associações civis, que têm como objetivo manter um local ou sistema que possibilite a realização de compra e venda de valores mobiliários.
Valores mobiliários são títulos, ou contratos de investimento coletivo, que dão direito a participação ou remuneração, cujos rendimentos são oriundos do esforço do empreendedor ou de terceiros, em mercado livre e aberto.
Para ser listada na Bolsa de Valores, as empresas devem acatar um conjunto de regras estabelecidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) cuja finalidade é disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários, garantindo transparência para investidores.
Ao realizar uma Oferta Pública Inicial (OPI), ou seja, vender parte de seu capital social, a empresa financia seus investimentos, recebendo a confiança dos investidores e passa a ser obrigada a divulgar seus resultados financeiros trimestralmente e distribuir parte dos lucros com seus acionistas.
A Bolsa de Valores possibilita às empresas se protegerem de variações cambiais, por meio de contratos futuros, e realizar investimentos em outras empresas e/ou segmentos. Logo, o crescimento da Bolsa está diretamente relacionado ao crescimento do país.
Com o avanço da tecnologia é possível, em tempo real, comprar e vender ações de empresas do mundo todo sem sair de casa.
Bolsa de mercadorias e futuros são associações privadas civis com objetivo de efetuar registro, compensação e liquidação financeira das operações realizadas em pregão ou sistema eletrônico. É função da Bolsa garantir o funcionamento do mercado de derivativos que possibilite a seus operadores efetuarem operações de hedge (proteção) sobre variação de preços de commodities agropecuárias, índices, moedas etc.
Nela, são negociados contratos futuros, que representam o compromisso de comprar, ou de vender, uma certa quantia (lote) de um determinado bem com características definidas, em uma data adiante e por um preço pré-definido.
Podemos pegar como exemplo o contrato futuro de boi gordo, que têm como lote padrão um contrato que representa 330 arrobas líquidas de bovinos machos, com 16 arrobas ou mais de carcaça e idade máxima de 42 meses.
Antigamente, havia a possibilidade de liquidação física da mercadoria, mas, com o passar dos anos, as regras foram alteradas e, hoje em dia, somente a liquidação financeira dos contratos é permitida.
A primeira Bolsa brasileira, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, foi fundada em 1843, final do período colonial. Até a década de 60, havia 27 bolsas de valores no país, uma em cada estado, mas o cenário mudou com a crise ocorrida após o governo militar. A Bolsa de São Paulo ganhou espaço e se tornou a principal no mercado nacional, tomando o posto da Bolsa carioca.
Em 2000, as bolsas de São Paulo e do Rio de Janeiro (as maiores do país) iniciaram um processo de unificação, sendo a Bovespa (Bolsa de São Paulo) responsável pelas ações e a Bolsa do Rio de Janeiro pelos títulos públicos.
Em 2008, um ano após a realização do OPI da Bovespa, ocorreu a fusão com a Bolsa de Mercadorias e Futuros, passando a ser chamada BM&F Bovespa. Em 2017, houve nova fusão, dessa vez com a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), instituição criada em 1986 para dar segurança às operações do mercado financeiro, passando a ser chamada de B3 (Brasil, Bolsa e Balcão).
Com isso, hoje, a B3 é a bolsa responsável pelo gerenciamento e organização das negociações de bens mobiliários e mercadorias.
Referências
Bolsas de valores. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fpre%2Fcomposicao%2Fbv.asp
Bolsas de mercadorias e futuros. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fpre%2Fcomposicao%2Fbmf.asp
Futuro de Boi Gordo com Liquidação Financeira. Disponível em: https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/commodities/ficha-do-produto-8AE490CA6D41D4C7016D45F3CA183814.htm
O papel da CVM. Disponível em: https://www.gov.br/investidor/pt-br/investir/cuidados-ao-investir/o-papel-da-cvm#:~:text=A%20Comiss%C3%A3o%20de%20Valores%20Mobili%C3%A1rios,vinculada%20ao%20Minist%C3%A9rio%20da%20Economia.
O que é a B3 e como investir na bolsa brasileira. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/guias/o-que-e-b3/
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>Receba nossos relatórios diários e gratuitos