• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Surfando no mercado pecuário


Segunda-feira, 1 de maio de 2023 - 07h00

Alcides Torres é engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ, da Universidade de São Paulo, é diretor-fundador da Scot Consultoria. É analista e consultor de mercado, com atuação nas áreas de pecuária de corte, leite, grãos e insumos agropecuários. É palestrante, facilitador e moderador de eventos conectados ao agronegócio. Membro de Conselho Consultivo de empresas do setor e coordenador das ações gerais da Scot Consultoria.

Jéssica Olivier é engenheira agrônoma, formada pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ, da Universidade de São Paulo. É analista de mercado da Scot Consultoria. Pesquisadora de mercado nas áreas de boi, leite e grãos.


Foto: Bela Magrela


Artigo originalmente publicado no Broadcast Agro, da Agência Estado, em 24/4/23.


O que fazer com o estoque de arroba obtido em anos de alta do ciclo pecuário de preços? 


Em nosso último texto, abordamos o mercado do boi gordo no primeiro trimestre. Mas e o bovino para a reposição do rebanho? Como está? 


Que estamos na fase de baixa do ciclo pecuário de preços, todos sabem.  


A fase de alta do ciclo aconteceu entre 2019 e 2021, sendo que em 2021, assistimos ao maior nível de retenção de fêmeas desde 2003.  


É de se esperar que os bezerros, gerados de todas essas fêmeas retidas, chegassem em algum momento no mercado e, em 2022 isso aconteceu. A oferta de bezerros aumentou e os preços caíram. 


E o mercado está bom para quem? 

A cotação dos bovinos para reposição caiu, mas caiu também a cotação do boi gordo. Entretanto, a intensidade da queda da cotação do boi gordo foi menor que da cotação do bezerro. 


A cotação média da arroba do boi gordo em 2022, frente à de 2021, caiu 9% e a cotação média do bezerro de desmamado caiu 17%. 


Isso quer dizer que a quantidade de arrobas necessárias para a compra de um bezerro diminuiu, melhorou a relação de troca para o recriador e para o invernista. 


Neste ano, até meados de abril, 8,3 arrobas de boi gordo compram um bezerro desmamado. Em 2021, 9,4 arrobas eram necessárias para essa troca, um aumento de 11,7% no poder de compra do recriador/invernista. Veja na figura 1. 


Figura 1. 
Relação de troca: quantidade de arrobas de boi gordo necessárias para a compra de um bezerro de desmama (7@) em São Paulo. Preços de arroba deflacionados pelo IGP-DI. 



* até março
Fonte: Scot Consultoria 


Momento oportuno para compra 

Agora, considerando esses parâmetros é um bom momento para se livrar do estoque “caro”, obtido em anos de alta (ou seja, vender o boi gordo), e adquirir um estoque “barato”, recriando e engordando o bezerro, para levá-lo ao abate na próxima virada do ciclo. 


Estamos na temporada do desmame de bezerros e entrando na entressafra do capim. 


Fazendas que realizam apenas a cria estão ofertando bezerros no mercado. Esse momento sugere que que o momento é oportuno para as compras. 


De qualquer modo a oferta deverá ser crescente este ano, uma vez que a retenção foi intensa de 2019 a 2021. 


Mudança do ciclo, somente em 2024 ou 2025. Aí tudo muda. 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja