• Sexta-feira, 23 de junho de 2017
Scot Consultoria

Queda do boi gordo em maio foi a maior da década


Sexta-feira, 9 de junho de 2017 - 09h10

-A +A

por Breno de Lima

Analista de mercado da Scot Consultoria.


Foto: iepec.com


Este tem sido um ano desafiador para o pecuarista. 


Os acontecimentos relacionados à JBS, causaram grande confusão no mercado do boi gordo e os impactos negativos foram imediatos.


Maio em queda


Tomando como base Araçatuba-SP, a arroba do boi gordo entrou em maio com preços firmes, após alta de 2,0% ao longo de abril.


Esta firmeza perdurou até o primeiro decêndio do mês, sustentado pela dificuldade de compra de boiadas por parte das indústrias.


Porém, devido ao período final de safra a oferta de bovinos teve incremento gradativo e, dessa forma, as escalas de abate se alongaram e os estoques aumentaram.


Ao final da primeira quinzena de maio o mercado do boi gordo já estava pressionado e as cotações entraram em viés de baixa.


Com esse viés baixista vieram as delações premiadas (Lava Jato) envolvendo a maior empresa do setor frigorífico, o que afetou não somente a pecuária de corte, mas a economia e a política também, pressionando ainda mais as cotações da arroba do boi gordo.


Desde o dia em que as delações dos irmãos Batista foram ao ar em 17 de maio, a arroba do boi gordo em São Paulo caiu seis vezes até o final do mesmo mês e terminou com desvalorização de 5,0% em relação ao fechamento de abril.


Quando consideramos a variação da arroba do boi gordo desde o início do ano até o final de maio, como mostra a figura 1, temos a maior queda da cotação da arroba, para o período, desta década.



Expectativas


Diante de toda esta turbulência e das incertezas no mercado do boi gordo, o momento é de cautela nos negócios.


Acompanhar o mercado é relevante para o pecuarista.


Ainda é cedo para qualquer projeção mais profunda, pois aparentemente a crise não terminou.


https://www.scotconsultoria.com.br/bancoImagensUP/170609-artigo-breno.jpg

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar
Scot - Facebook Scot - Twitter Scot - Youtube Scot - Instagram Scot - Rss

Newsletter diárias

Receba nossos relatórios diários e gratuitos

TV Scot

Rádio Scot



Loja

Facebook



  • Copyright 2017, Scot Consultoria, Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 – Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000 | +55 17 3343 5111

Receba nossos relatórios diários e gratuitos