• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

É hora de colocar mais arrobas na reposição valorizada e diluir o custo das arrobas magras


Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015 - 15h34

graduanda em engenharia agronômica e analista júnior da Scot Consultoria.


O mercado de reposição foi marcado por fortes altas ao longo de 2014.


De janeiro a dezembro do ano passado, considerando todas as categorias de machos anelorados, em todos os estados pesquisados, a valorização foi de 41,6%.


O preço do bezerro desmamado com 6,0@ subiu mais, acumulando alta de 46,4% no período.


Para o boi gordo, embora também tenha subido consistentemente em todo país, as altas foram menores que no mercado de reposição.


Para uma comparação, tomando São Paulo como referência, a cotação da arroba do boi gordo subiu de R$115,00 para R$143,50, à vista, valorização de 24,8% ao longo do ano passado.


Os preços dos bovinos para reposição do rebanho subiram, em média, 32,8% no período. O bezerro desmamado também foi a categoria que mais valorizou, cuja alta foi de 37,4% (figura 1). 



O abate de fêmeas repercutiu nos preços


A participação de fêmeas nos abates foi crescente de 2011 a 2013. Veja na figura 2 essa evolução.


Embora em 2014 tenha diminuído, o nível de participação se manteve alto. 



As fêmeas abatidas, não foram somente descarte, mas também matrizes. A falta dessas matrizes, fez com que a produção de bezerros caísse, provocando a atual falta de bovinos para reposição do rebanho. Essa escassez de oferta tem sido o principal fator altista para os bovinos jovens.


O mercado de reposição começou 2015 firme. A valorização média (todas as categorias em todas as praças) de janeiro até o primeiro terço de fevereiro foi de 3,2.


Esse comportamento dos preços, em contrapartida, estimulou a retenção de fêmeas, diminuindo a oferta de bovinos para abate e em consequência a oferta de carne. E, esse é um cenário de preços firmes.


Contudo, é provável que as cotações da arroba do boi gordo não subam na mesma intensidade que no ano passado, já que a alavancagem em 2014 foi alta.


Relação de troca abalada


Embora o resultado da engorda tenha melhorado em média, 29,7% no ano passado, não foi suficiente para superar as valorizações dos bovinos para reposição.


Em Mato Grosso, por exemplo, a arroba do boi gordo subiu 33,1% de janeiro a dezembro de 2014 e os preços dos bovinos para reposição subiram 58,3%.


Assim foi em boa parte das regiões pecuárias brasileiras.


Houve redução do poder de compra do invernista Em janeiro de 2014 a venda de um boi gordo com 16,5@ comprava 2,20 bezerros de ano e, em dezembro essa relação de troca havia caído para 1,74 bezerros.


A oferta limitada, tanto de bovinos para o abate, quanto para reposição, tende a dar sustentação aos preços.


Recriador: custo x oportunidade


O recriador para enfrentar a oferta restrita e ao mesmo tempo aproveitar a fase de alta do ciclo de preços pecuários, terá a difícil tarefa de encurtar o período de engorda, e adicionar mais arrobas à reposição.


A antecipação da terminação tende a melhorar o retorno do investimento. Normalmente é interessante encurtar o ciclo de produção, mas neste ano, a possibilidade de aproveitar o patamar de preços torna mais interessante esta estratégia.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja