• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

O salto na venda de fertilizantes


Quinta-feira, 11 de setembro de 2014 - 18h18

Zootecnista, formado pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Ilha Solteira-SP, mestre em Administração de Organizações Agroindustriais pela UNESP, Câmpus de Jaboticabal-SP. É analista e consultor de mercado da Scot Consultoria. Coordena as divisões de pecuária de leite, grãos e avaliação e perícia. Editor-chefe do Relatório do Mercado de Leite, publicação da Scot Consultoria. Atuação nas áreas de análises, estabelecimento de cenários, estratégias de mercado, realização de projeções de preços, oferta, demanda, análises setoriais e pesquisa de opinião e imagem. Ministra aulas, palestras, cursos e treinamentos nas áreas de mercado de leite, boi, grãos e assuntos relacionados à agropecuária em geral.


O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de grãos e alimentos e também um dos maiores consumidores de fertilizantes, atrás somente da China, da Índia e dos Estados Unidos.


Em 2013, o volume comercializado no mercado interno foi de 31,08 milhões de toneladas, segundo a Agência Nacional para Difusão de Adubos (ANDA). Recorde.


Com relação à dinâmica de compra, as vendas se concentram no segundo semestre, mas alguns fatores têm mudado este perfil.


Considerando a média dos últimos 10 anos, em volume, 62,0% das vendas de adubos aconteceram no segundo semestre, com destaque para os volumes entregues nos meses de agosto, setembro e outubro, que antecedem o plantio da safra de verão.


Figura 1. Volume de fertilizantes entregue ao consumidor final no Brasil, média de 2004 a 2013, em toneladas

Fonte: ANDA / Elaboração Scot Consultoria - www.scotconsultoria.com.br


 


Em 2014, a queda de preços dos fertilizantes no primeiro semestre fez os produtores anteciparem as compras do insumo.


No mês de maio, a quantidade de fertilizantes comercializados foi de 2,64 milhões de toneladas, 58,0% maior que a média no período dos anos de 2004 a 2013.


A expectativa é de demanda firme em curto e médio prazos, mas o ritmo deverá diminuir gradualmente, já que uma parcela das compras foi antecipada.


Colaborou Mateus Ferreira, graduando em zootecnia e em treinamento pela Scot Consultoria.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja