• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Marina e a realidade do agronegócio


Sexta-feira, 29 de agosto de 2014 - 16h47

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


No ano passado escrevi um artigo falando sobre como o agronegócio é o futuro do Brasil. Apontei que produtos não-industrializados podem vir a ser tão valiosos quanto os industrializados, a se verificar se a utilidade e escassez do produto é maior no caso. Afirmei ainda que a atividade primária possui sim muito valor agregado e tecnologia envolvida. Por fim, escrevi que o Brasil não foca seus esforços no setor agropecuário, mas poderia, já que o setor, embora atacado pelo "custo Brasil", conseguiu corresponder a quase um terço do PIB nacional.


A importância do agronegócio é corroborada pelas figuras abaixo: 



De acordo com o Ministério da Agricultura, a balança comercial do agronegócio teve um superávit crescente nos últimos vinte anos, culminando com o resultado positivo de R$82,4 bilhões, sempre em exportação também crescente, salvo em casos raros de grande crise mundial. 



Já a balança do setor industrial, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, mostra um déficit de mais de R$54,0 bilhões, e uma exportação estagnada nos últimos três anos.


Na prática, o desempenho do agronegócio tem suportado o aumento da importação de bens industrializados em virtude da desindustrialização brasileira e da falta de aumento de produtividade sem que houvesse evasão de recursos internacionais.


Essa posição heroica da agroindústria parecia posta em perigo após a última pesquisa presidencial feita pelo Ibope, que mostrava a candidata Marina Silva como a vencedora do pleito se fosse hoje (segunda colocada no primeiro turno e vencedora no segundo). A candidata é, historicamente, uma vilã do setor, sempre buscando uma maior intervenção, principalmente através de legislações ambientais. A legislação ambiental brasileira, mesmo depois da reforma do Código Florestal, continua como uma das mais interventoras do mundo, e totalmente avessa aos negócios urbanos e, principalmente, rurais.


Entre hoje e amanhã, a candidata estará participando de reuniões com os principais representantes do setor, de acordo com os jornais do país, tendo em vista que sem o apoio econômico do agronegócio, não há país.


Como em todo processo político, haverá uma tentativa de composição, e espera-se que, caso eleita, como é a grande probabilidade hoje, a candidata não destrua o setor. Só a existência da conversa já é uma atitude positiva, mas não se deve confiar de maneira ampla e irrestrita nesse caso. Cautela é fundamental, e a defesa da liberdade econômica deve ser inegociável.


Por Bernardo Santoro



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja