• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Aumento do consumo não é demonstração de riqueza


Terça-feira, 28 de janeiro de 2014 - 16h11

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


Um dos assuntos mais comentados da semana foi a discussão entre Diogo Mainardi e Luiza Trajano sobre a economia brasileira em geral e sobre a saúde do setor varejista brasileiro em especial. O jornalista expôs alguns motivos pelos quais a economia brasileira vai mal. A empresária argumentou que a economia brasileira vai bem ao comprovar o crescimento do setor varejista. A pergunta que fica é: a empresária tem razão e o Brasil está mais rico?


Quando um cidadão comum, como você, leitor, consome todo o dinheiro que ganhou em um mês, o extrato bancário do dia 30 deixa claro que não houve enriquecimento. Mas, quando sobram R$10,0 mil, o extrato bancário deixa claro que o cidadão, ao fim daquele mês, ficou mais rico. Pode ser ainda que a conta bancária esteja zerada porque o cidadão investiu em um imóvel ou em ações. Aquele dinheiro, o imóvel e as ações devem ser entendidos como poupança, e poupança - não o consumo - é o verdadeiro indicativo de que houve enriquecimento.


A grande função da poupança, para fins de crescimento exponencial da economia, é seu uso como investimento em avanços tecnológicos. Quanto mais avançado tecnologicamente um país, mais bens e serviços ele produz, e mais poupança é gerada.


O ciclo real de crescimento econômico funciona, então, através do seguinte paradigma: "produção - poupança - investimento - avanço tecnológico - aumento da produção". Essa é a ordem lógica das coisas, e o consumo, sem estímulos externos ao mercado, aumenta com sustentabilidade na medida em que se aumenta a produção e a poupança.


A política econômica do governo petista, acentuada no período Dilma, superestimula o consumo na tentativa de acelerar o processo de crescimento econômico. Como é o avanço tecnológico que cria saltos de produtividade, e isso não ocorre no Brasil dados o precário nível educacional, a péssima infraestrutura e a baixa poupança interna, o resultado é um crescente endividamento das famílias e do próprio Estado brasileiro, cujo déficit de caixa já ultrapassa R$2,0 trilhões.


Sob uma perspectiva de longo prazo, portanto, essa política é uma tragédia, já que a poupança brasileira estará eternamente condenada a ser usada para o pagamento da dívida pública. Mas no curto prazo é uma excelente política eleitoral, pois o consumo superestimulado cria uma imensa sensação fictícia de bem-estar e enriquecimento para o povo. Além disso, favorece certos setores da economia ligados ao consumo, como o setor varejista, transferindo de fato a poupança nacional e o que se arrecada em títulos da dívida pública para empresários que se tornam, logicamente, defensores do governo.


O grande equívoco do jornalista Mainardi foi ter negligenciado a explicação do quadro econômico geral do Brasil para focar especificamente no setor varejista, um dos grandes vencedores da política de deterioração fiscal e econômica do governo, o que possibilitou à empresária a utilização de um expediente de retórica conhecido como "salto indutivo", que é comprovar o sucesso de um caso particular para tentar iludir os ouvintes de que a ideia geral também é um sucesso.


O que a empresária com boa retórica esquece é que, quando o endividamento nacional chegar a um nível insustentável, nem mesmo o seu setor varejista crescerá mais. Esse modelo econômico precisa ser repensado imediatamente para que toda a economia brasileira, não só o varejo, possa se desenvolver com sustentabilidade.


Publicado originalmente na edição de 26/01/14 do jornal Gazeta do Povo (PR).


Por Bernardo Santoro



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja