• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

A maior vítima será a liberdade


Segunda-feira, 29 de abril de 2013 - 17h46

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


Embarquei para os Estados Unidos pouco depois dos atentados de Boston.  Como era previsível, americanos e turistas estrangeiros estão convivendo com o acirramento das já exageradas políticas de segurança, principalmente nos aeroportos do país.


Se fosse só isso, tudo bem, mas existe uma campanha na mídia para que se ampliem ainda mais os poderes do governo e o consequente avanço sobre as liberdades individuais, iniciado em 2001 com a aprovação do famigerado Patriot Act, que restringiu sobremaneira o direito de ir e vir, além de autorizar um controle absurdo e sem precedentes das ações individuais.  A bola da vez, agora, é a política de imigração.


É uma pena que a sociedade americana concorde em abrir mão de parcelas cada vez maiores de liberdade em troca de uma segurança não raro ilusória.  Mas nada disso é surpreendente. Segundo o historiador Robert Higgs, autor de "Neither Liberty nor Safety", nossa constituição física e psicológica nos predispõe ao medo, seja ele oriundo de ameaças reais ou potenciais.  Infelizmente, os políticos e os burocratas entendem perfeitamente este fato básico da natureza humana, e o exploram de forma eficiente. Eles sabem que dependem do pânico para assegurar a submissão da sociedade, o consentimento popular aos ditames oficiais e, em muitas ocasiões, a cooperação afirmativa com suas aventuras e iniciativas coercitivas.


No fim das contas, tudo isso não deixa de ser uma grande vitória dos terroristas. Afinal, estão conseguindo desvirtuar completamente a tradição de liberdade americana.


Por João Luiz Mauad 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja