• Terça-feira, 23 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Monopólio da mídia


Sexta-feira, 26 de abril de 2013 - 17h20

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


Condenado à prisão no julgamento do crime do Mensalão, José Genoino credita o infortúnio ao que chama de "monopólio da mídia".


É certo que existem no Brasil poucos veículos nacionais - mídia impressa ou eletrônica - que possam ser considerados formadores de opinião. Para ser mais preciso, a televisão é, sem sombra de dúvida, o veículo de maior penetração na sociedade. Por serem "concessões do Estado a título precário", raramente as estações de televisão se manifestam criticamente, como o fazem jornais e revistas. Têm medo de perda de concessões, embora, de outro lado, as autoridades também evitem falar em cassações de concessões.


O fato detonador das declarações de Genoino foi, evidentemente, a decretação de sua prisão. Até o episódio do Mensalão, Genoino era considerado um petista light e não, atrabiliário. O julgamento o colocou - junto com Zé Dirceu e Delúbio Soares - no epicentro do furacão.


Genoino se sente prejudicado pela mídia e credita à mesma as penas a que foi condenado. Não é genuína sua reclamação, assim como não foi nobre a de seu irmão [José Nobre] na operação "dólares na cueca".


Por Arthur Chagas Diniz



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja