• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Panorama da produção de leite no Brasil e no mundo


Terça-feira, 19 de março de 2013 - 16h37

Zootecnista, formada pela Universidade Estadual Paulista-UNESP com MBA em Gestão de Negócios pela Pecege USP/Esalq. É editora-chefe da área de pecuária de leite e da Carta Leite. Pesquisadora e analista do mercado pecuário (boi gordo, leite, grãos, frangos, suínos e insumos para a atividade). Ministra palestras e treinamentos nas áreas de mercado de leite, boi gordo, grãos e assuntos relacionados à agropecuária em geral.


A produção mundial de leite está crescendo desde 2010.


Em 2009, após a crise mundial, o mercado sentiu os reflexos da menor demanda e queda de preços, tanto no mercado internacional quanto no mercado interno. Este fato diminuiu os investimentos na atividade (benfeitorias, qualidade do rebanho, alimentação, etc.), e não alavancou a produção naquele ano. 



Considerando a produção desde 2008, o maior incremento ocorreu em 2011, quando o volume produzido aumentou 2,7% em relação ao ano anterior.


Para 2013, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima um aumento de 1,5% na produção mundial na comparação com 2012.


Porém, se a seca que aflige algumas regiões da Nova Zelândia persistir, este cenário pode mudar. Nas últimas semanas, a produção de leite foi prejudicada em algumas áreas do país, que é o maior exportador mundial de lácteos.


Falando em Brasil...


A produção de leite brasileira vem acompanhando o crescimento da produção mundial (figura 2). 



Nos últimos cinco anos a produção nacional cresceu, em média, 4,3% ao ano.Os dados referentes a 2013 ainda não foram divulgados.


Segundo o índice Scot de captação, nos primeiros meses do ano, considerando a média nacional, em janeiro deste ano a produção diminuiu 2,4%, frente a dezembro do ano passado. Em fevereiro, os dados parciais apontam para recuo de 3,3% na captação, em relação a janeiro.


O volume de leite captado tende a diminuir no Brasil até meados de maio, quando a produção na região Sul do país começa a ganhar força novamente.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja