• Quarta-feira, 15 de julho de 2020
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Punindo o talento e assustando o capital


Quarta-feira, 9 de janeiro de 2013 - 12h24

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


O Conselho Constitucional francês rejeitou a proposta do governo François Hollande de aumentar a alíquota do imposto de renda, dos atuais 45% para 75% sobre os rendimentos acima de €1 milhão. O governo informou, entretanto, que vai reformular a proposta e reenviá-la para análise.


O aumento do imposto para os mais ricos foi a peça central da campanha do presidente François Hollande nas eleições do ano passado, mas dividiu opiniões e tem encorajado alguns ricaços da França a ir embora. Muitos até já se mudaram para cidades como Londres e Bruxelas. O último deles foi o ator Gerard Depardieu: "Estou saindo porque vocês consideram criatividade, sucesso e talento motivos para punição", disse ele.


O aumento do imposto, segundo o governo, é parte importante do esforço para reduzir o déficit e a dívida públicos. A história econômica sugere, entretanto, que a alta taxação sobre os ricos costuma causar efeito contrário ao desejado, enquanto impostos módicos sobre eles tendem a incentivar o investimento, o crescimento e, consequentemente, a arrecadação. Com a economia francamente debilitada, amargando seguidos períodos de crescimento zero, esta, definitivamente, não seria a hora de assustar os "porcos capitalistas".


Impostos elevados sobre os ricos estão longe de ser um almoço grátis. Em curtíssimo prazo, eles podem até levantar a receita (embora isso não seja garantido), mas não sem um custo enorme em termos de eficiência e crescimento a médio e longo prazos. Se o orçamento é realmente a principal preocupação do governo, reformas que reduzam gastos, fechem gargalos e alarguem a base tributária são uma forma muito mais eficiente.


Por João Luiz Mauad.





Participe do ECR 2020 Digital e conheça as mais valiosas informações sobre a adoção de tecnologias na recria e no confinamento de bovinos. O Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria acontece de 5 a 7 e 12 a 14 de agosto. INSCREVA-SE AQUI.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar
Scot - Facebook Leite
 
Scot - Facebook Scot - Twitter Scot - Youtube Scot - Instagram Scot - Rss Scot - Linkedin

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos



TV Scot

Podcasts



Loja

Facebook