• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

A maquiagem fiscal


Terça-feira, 8 de janeiro de 2013 - 15h11

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


Metas são objetivos que se pretendem alcançar através de meios e modelos pré-definidos. O governo federal fixa vários objetivos a serem alcançados, ordinariamente, de um ano fiscal para o outro. Definido o objetivo, acompanham-se os procedimentos escolhidos para alcançá-los. Não é crime não atingir os objetivos. Nem resulta de má fé ou de falta de empenho. Por vezes, os objetivos não são alcançados por razões diferentes do que supúnhamos acontecer.


O que é equivocado é mudar procedimentos ou classificações, tentando alcançar resultados que não foram realizados. É o que está ocorrendo agora com o governo Dilma que está efetuando uma maquiagem para que o governo "alcance as metas fiscais".


Reclassificam-se despesas e receitas, antecipam-se ou forjam-se resultados, tudo para que o governo mostre um superávit primário que não alcançou. Isto é, antes de tudo, muito ruim para o Estado porque as reclassificações tornam os resultados incomparáveis e levam a suspeitas de que isto poderia ser apenas a parte emersa de um iceberg.


Mais do que enganar a alguns, a mentira acaba por iludir o próprio maquiador. Dilma deveria se consolar pensando que, se alcança "isso aí" com Mantega, sem ele certamente será melhor.


Por Arthur Chagas Diniz.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja