• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

O aparelhamento do Estado


Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 - 16h05

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


Há mais de onze anos, iniciou-se, formalmente, o aparelhamento do Estado brasileiro. Mais de 25 mil cargos foram preenchidos por pessoas de doutrina estatizante, empreguismo deslavado e, descobrindo-se mais recentemente, baixíssimas referências morais.


A questão aparece em tons mais nítidos quando a Comissão de Ética Pública (de curta memória) decidiu pedir explicações sobre as denúncias de tráfico de influência e venda de pareceres, capitaneadas por uma ex Chefe de Gabinete (?) de Lula, a famigerada Rosemary Noronha. Dos participantes da quadrilha destacam-se: os irmãos Paulo e Rubens Vieira - respectivamente, diretores da ANA (Agência Nacional de Águas) e da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) - e o (!) ex número 2 da Advocacia Geral da União (AGU), José Weber de Holanda Alves. Esta salada de incompetência e desonestidade obedecia à batuta de Rosemary, ex-namorada (?) de Lula.


A Comissão de Ética pode enveredar por caminhos insuspeitos, bons para apurar responsabilidades ruins para a presidente Rousseff. De qualquer forma, esse aparelhamento do Estado vem sendo devidamente perseguido pelos petistas, que já descobriram, há muito tempo, as vantagens de cargos públicos. Vantagens diretas e indiretas.


O episodio Rose, além de incomodar o sultão Lula, pode ir muito mais fundo na avaliação dos males. O aparelhamento do Estado não é apenas ruim porque consome grande parte dos impostos, mas também porque proporciona as maracutaias.


Por Arthur Chagas Diniz




<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja