• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ideli ainda vai cair da escadinha: novo impasse na vida do Código Florestal e MP pode caducar


Quarta-feira, 5 de setembro de 2012 - 10h53

Amazônida, engenheiro agrônomo geomensor, pós-graduado em Gestão Econômica do Meio Ambiente (mestrado) e Geoprocessamento (especialização).


Os ânimos acirraram-se novamente. Acabou em impasse a reunião do colégio de líderes partidários que decidiria a votação da MP do Código Florestal. O governo entrou de salto alto dizendo que queria votar a matéria, mas não concordava com o texto da Comissão Mista mesmo sabendo que não tem votos para alterá-lo. A atitude infantil do governo provocou uma reação tempestiva e uníssona dos parlamentares que defendem o agro: ou o governo garante o texto da Comissão Mista, ou a frente da agropecuária obstruirá a votação. A atitude da frente do agro por sua vez, provocou outro piti do PT que agora quer derrubar o texto da Comissão Mista fazendo voltar o texto original da MP. O impasse pode inviabilizar a votação da matéria hoje o que levará à queda do texto por decurso de prazo no dia 8 de outubro.


O governo adotou uma postura infantil. Quer aprovar o texto, não concorda com seu conteúdo, mas não tem votos para alterá-lo. Ou seja, no fundo o governo só tem uma opção: votar o texto como está. Mas por razões políticas o governo precisa deixar claro aos ambientalistas que não concorda com o texto para dar sustentação política à ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente.


Essa necessidade nas mãos de uma articuladora política incompetente como a ministra, Ideli Salvatti, acabou virando impasse. Aliás, impasse é talvez a única coisa que Ideli sabe fazer bem feito.


Uma votação que poderia se resolver facilmente acabou sendo comprometida com um bilhete e com a falta de habilidade política de Ideli Salvatti. Ontem o Jornal Valor Econômico publicou entre aspas que Ideli havia dito que "O encaminhamento dado pelos líderes é de levar à votação aquilo que foi produzido pela comissão". No final da tarde a Agência Brasil publicou que segundo Ideli o governo não concorda com o texto da Comissão Mista e é favorável à retomada do texto original da MP.


O líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE) disse ao sair da reunião de líderes que o governo está sinalizando que não horará o acordo feito na Comissão Mista que permitiu a aprovação da matéria. "Esse veto está anunciado e desarmou todo o acordo político que foi feito aqui", afirmou Araújo.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja