• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Cai a produção de grãos na Rússia


Terça-feira, 14 de agosto de 2012 - 13h06


O ministério russo reduziu as estimativas de produção de grãos e espera uma produção entre 80 e 85 milhões de toneladas. A expectativa de exportação está em 12 milhões de toneladas.


Mas há temores de que a estimativa possa ainda ser reduzida para 75 milhões de toneladas, o que está impulsionando as especulações de uma possível interrupção das exportações de grãos do país, como aconteceu em 2000, quando a seca arruinou as colheitas e a exportação foi suspensa.


O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) revisou para baixo a estimativa para a colheita de grãos da Rússia em 2012, prevendo uma produção de 81 milhões de toneladas, onde 58,1% são de trigo, ou seja, 47 milhões de toneladas. Assim, a produção ficaria abaixo 94 milhões de toneladas de grãos colhidas no ano passado.


A Rússia está entre os principais exportadores mundiais de trigo e de cevada. Em 2010 o país passou por uma grande seca que afetou a produção e o governo decretou o embargo às exportações de trigo, provocando alta nos preços no mercado mundial, fato este que não está descartado também para este ano.


Este ano, os russos já colheram 26 milhões de toneladas de grãos. Caso o total de grãos e leguminosas seja de 80 milhões, isso permitiria suprir a demanda doméstica, que está estimada entre 70 e 72 milhões de toneladas.


De acordo com o Ministério da Agricultura da Rússia, até o dia 26 de julho, a colheita de grãos e legumes atingiu 24,1% do total da área plantada.


As chuvas foram persistentes na região Sul da Rússia depois de um período seco, que ainda ocorre nas regiões da Sibéria e do Volga. Como resultado, a produtividade caiu de 3,3 toneladas por hectare no ano passado, para 2,3 toneladas.


Segundo o Ministério da Agricultura, o atual ritmo de exportação não representa risco imediato aos estoques domésticos de alimentos. Nos últimos dias iniciaram-se discussões sobre uma possível imposição de limite da exportação de grãos, devido à redução na produção por conta da estiagem.


A Rússia exportou 1,13 milhões de toneladas de grãos nas primeiras três semanas de julho. Destes, 975 mil toneladas correspondem ao trigo.


A preocupação com o rendimento reduzido da colheita elevaram os preços na região oriental do país, apesar destes estarem estáveis em regiões-chave de exportação no sul, aumentando a especulação de que o governo pode ser forçado a vender parte de seus estoques.


A intervenção estatal, mecanismo usado para garantir estabilidade nos preços, deve ser definida em breve. De abril a junho a Rússia exportou cerca de dois milhões de toneladas de grãos em intervenções do Estado e ainda tem cerca de cinco milhões de toneladas em estoque.


Os preços estáveis do trigo nas regiões do sul da Rússia se devem à boa oferta e à demanda estável de clientes locais e compradores de outras regiões. Em regiões da Sibéria, dos Urais e do Volga houve alta de preços. Nesta última, houve o início da colheita da safra e uma redução significativa de produção, devido à estiagem.


Fonte: The Milk Site. Pela Redação. 8 de agosto de 2012.


Traduzido, adaptado e comentado por Pamela Alves, zootecnista e consultora da Scot Consultoria. Colaborou Francisco Oliveira, analista júnior da Scot Consultoria.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja