• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Usinas eólicas estão aquecendo a Terra


Sexta-feira, 4 de maio de 2012 - 16h05

Problemas sociais - soluções liberais
Liberdade política e econômica. Democracia. Estado de direito. Estado mínimo. Máxima descentralização do poder.


Por Ligia Filgueiras


O alerta vem de pesquisadores. O governo Obama vem defendendo a necessidade crescente de novas formas de energia renováveis como uma solução a longo prazo para a independência energética dos Estados Unidos e uma solução parcial para a ameaça de mudança climática. Na verdade, suas políticas têm desviado bilhões de dólares dos contribuintes para a indústria, na esperança de que ela atenda a esse enorme desafio, segundo a Fox News.


No entanto, uma nova pesquisa descobre que, na verdade, as usinas eólicas aquecem a superfície da terra abaixo dela durante a noite, um fenômeno que poderá invalidar todos os esforços para expandir a energia eólica como uma solução de energia verde.


Liming Zhou, professor associado da Universidade Estadual de Nova York, em Albany, é o autor de um estudo que utilizou imagens de satélite para estudar padrões de temperatura no oeste do Texas.


  • Os pesquisadores usaram dados de satélite de 2003 a 2011 para examinar as temperaturas de superfície em toda grande área do oeste do Texas, que construiu quatro das maiores usinas eólicas do mundo.
  • Dados do Departamento Federal de Aviação mostram que o número de turbinas eólicas ao longo da região observada aumentou de 111 em 2003 para 2358 em 2011, segundo o estudo.
  • Os dados mostraram uma correlação direta entre os aumentos das temperaturas noturnas de 0,72 graus Celsius e a instalação das usinas.

Zhou oferece uma explicação para o fenômeno que leva em conta a interação que as turbinas eólicas têm com o ar.


  • A turbulência atrás das pás das turbinas eólicas levanta uma camada de ar mais frio que geralmente assenta no chão durante a noite, e se mistura com o ar quente que está no topo.
  • Este efeito das camadas de ar geralmente se inverte durante o dia, com ar quente sobre a superfície e ar mais frio acima - mas isto está sendo alterado pelas turbinas.
  • Esse efeito de aquecimento pode ser prejudicial para o desenvolvimento das lavouras no local - um efeito que é particularmente acentuado em áreas agrícolas, como o Texas.
  • Além disso, o efeito de aquecimento pode até ter efeitos imprevistos sobre os padrões de chuva, o que vai agravar ainda mais a seca que já está ocorrendo na região.

John Dabiri, diretor do Centro de Energia Eólica Bioinspirada, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, diz que o problema poderá ser evitado redesenhando-se as turbinas para que sejam menores - mas isso vai prejudicar sua capacidade geradora de energia.


O Brasil tem 45 usinas eólicas em operação, com um total de cerca de 800.000 kW de potência instalada, ou cerca de 0,7% da matriz de energia elétrica brasileira, segundo dados de 2010. A projeção, segundo os mesmos dados, era para a entrada em operação de outras usinas naquele ano totalizando 57 MW, e outros 673 MW a serem implantados mais adiante.


O maior centro de geração de energia eólica do país atualmente é o Parque eólico de Osório, localizado no Rio Grande do Sul, com capacidade de gerar até 150 MW. Para julho próximo deverá entrar em operação um complexo de 14 parques eólicos na Bahia, podendo produzir até 300 MW.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja