Leite “spot” é o nome que damos ao leite comercializado entre as indústrias. Diferentemente do que ocorre no mercado ao produtor, cujo pagamento é realizado no mês seguinte à entrega, no mercado “spot” o pagamento é à vista.
As indústrias podem adquirir leite “in natura” dos produtores ou no mercado “spot”, comprando de outra empresa, provavelmente uma cooperativa.
Normalmente, o mercado "spot" serve de parâmetro para o mercado ao produtor, pois quando a disponibilidade (produção) de leite aumenta, cresce também a oferta no "spot" e os preços costumam recuar. Já em períodos de entressafra - quando a produção de leite diminui - ou de mercado aquecido, as empresas costumam procurar mais leite no mercado "spot" para atender a demanda por produtos lácteos. Nesse caso, o preço no mercado "spot" costuma subir e é sinal que o mercado ao produtor também será firme.
PREÇOS
De acordo com levantamento da Scot Consultoria, o preço do leite no mercado “spot” reagiu 29,7%, nos cinco primeiros meses de 2008, considerando a média de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
No entanto, em junho, o mercado esfriou. Foi registrado recuo de 4,25%, o equivalente a R$0,037/l. Os negócios ocorreram em R$0,83/l, em média.
Em São Paulo, os preços variaram de R$0,75/l até R$0,92/l, com média de R$0,85/l. Em maio, foram registrados preços de até R$0,98/l, colocado na plataforma.
Em Minas Gerais, o preço do leite no “spot” ficou em R$0,83/l, em média, enquanto que em Goiás a cotação média ficou em R$0,82/l.
As empresas falam em estoque de produtos lácteos e, portanto, menor necessidade de negociar no “spot”.
Considerando apenas os primeiros 6 meses de cada ano, em 2008 o preço médio do leite no “spot” está cerca de 20% mais alto comparado a 2007.
Veja na figura 1 que em agosto do ano passado o “spot” chegou a ser negociado acima de R$0,95/l, valor mais alto já observado.

O fato do preço do leite “spot” ter recuado em junho aumenta as chances de mudança no mercado ao produtor nos próximos meses.
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