• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Consumo: logo existo!


Sexta-feira, 24 de outubro de 2008 - 11h38

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


Em meio ao massacre dos lances da crise, há muitos brasileiros sem rumo. Boa parte deles pratica a frase: consumo, logo existo! Muitas vezes as pessoas não estabelecem limites no consumo e pensam que são admiradas pelo que têm, portanto, prevalecendo o status social, quando na verdade deveriam ser vistas pelo que são, verdadeiramente. O meio em que vivemos está levando boa parte da classe média (principalmente esta classe) a incorporar bens e serviços em seu perfil de consumo os quais, na maioria das vezes, tornam as despesas mensais elevadas, sem a contrapartida do incremento da renda. Telefone celular, TV a cabo, Internet, planos de saúde, escola particular, segundo carro, clubes de serviços, são alguns exemplos de bens e serviços que acabam onerando o bolso das pessoas. A renda escassa (cada vez mais achatada, inclusive pela carga tributária), com despesas crescentes o orçamento familiar fica descontrolado e com ele vem o endividamento. Os efeitos colaterais são: utilização constante do limite do cheque especial, cartão de crédito, crédito direto ao consumidor, entre outros. Juros que variam de 5% até 13% ao mês. Viram uma bola de neve cuja saída necessitará de muita coragem por partes das pessoas. Vivem, na verdade, uma permanente corrida de bicicleta: se pararem de pedalar, caem. Quando chega nesse ponto o melhor é parar, utilizando o descanso da bicicleta, evitando a queda. Reúna a família, levante o nível de gastos, mude o comportamento, mude a atitude. Seja pró-ativo, trace cenários, não permita que o consumo exagerado prevaleça. É uma decisão difícil, requer firmeza, mas saiba que muitos estão passando por momentos difíceis. Se o ambiente é de incertezas, mais uma razão de mudar a prática diária em relação à compra de bens. Consumo, logo existo? Não! Mudo de atitude, me organizo e vivo melhor!
Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é Conselheiro do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja