• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

CPMF: um injusto tributo


Segunda-feira, 16 de abril de 2007 - 10h17

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


Volta à baila a discussão em torno da prorrogação da CPMF - Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, que de provisória não tem nada. Criada para financiar o setor de saúde no Brasil, há tempos perdeu essa finalidade, e passou a constituir mais uma fonte de arrecadação do governo. Considerando que a alíquota do imposto - 0,38%, é idêntica para ricos e pobres, portanto não possui a característica da progressividade, podemos considerá-la em essência, injusta. Na prática esse tributo representa mais do que simples fonte de receita: é um importante instrumento que permite ao fisco cruzar informações da movimentação financeira com a declaração de rendas, tanto de pessoas físicas como jurídicas. Por esse prisma avaliamos que o governo Federal não abrirá mão da cobrança. Por sinal, ela já está pronta, é só trocar a interpretação de "P" de provisória para "P" de permanente. Quando se fala em reforma tributária nos vem à mente a simplificação e acima de tudo a prática da justiça tributária. Manter um tributo como a CPMF, mesmo com apelos arrecadatórios e de fiscalização, nos parece que vai na contramão do desejo da sociedade. Uma contribuição que incide em toda cadeia produtiva, que não analisa a condição social das pessoas e empresas, não pode ser bandeira de governo algum. Seria o momento de acabar definitivamente com esse indesejado tributo.
Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é Conselheiro do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja