• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Governo Lula: técnico x político


Sexta-feira, 26 de janeiro de 2007 - 16h35

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


Ficou claramente demonstrado que há duas formas de pensar a política econômica no governo Lula: a política e a técnica. A forma política deseja acelerar o crescimento e desenvolve um enorme esforço para garantir um crescimento sustentado a partir de um programa muito questionado quanto a sua eficácia. Já a forma técnica entende que conduzir a economia com conservadorismo é a melhor alternativa. A comprovação desses dois mundos foi a divulgação do PAC na Segunda-feira, e em seguida a divulgação da taxa básica de juros por parte do Banco Central na Quarta-feira (queda pífia de 0,25 pp). O primeiro quer acelerar, o segundo quer parcimônia. Na prática a redução dos juros se acompanhada das reformas estruturais da economia (tributária, trabalhista, sindical e da previdência) sinalizaria com resultados mais contundentes do que um pacote de boas intenções previstas no PAC. Para crescer é preciso estimular o Consumo das famílias, que sem renda, precisam de crédito barato. Também o setor produtivo precisa acreditar que investir na produção dá mais retorno do que aplicar seus recursos no mercado financeiro, notadamente em títulos públicos. Ainda para crescer é preciso que o governo melhore sua política de gastos, para que haja sobras para investimentos. Completando o ciclo de crescimento é preciso ampliar o mercado exterior para que haja sobras liquidas superiores as atuais. Aí sim precisaríamos de um PAC que sustentasse o crescimento, desde que combinado com as reformas estruturais. Na briga entre o técnico e o político, ninguém ganha e a sociedade como um todo perde.
Reinaldo Cafeo - 44 anos, economista, professor universitário, pós-graduado em Engenharia Econômica, mestre em Comunicação. Atualmente, é delegado do Conselho Regional de Economia - CORECON, consultor empresarial nas áreas econômico-financeira, diretor da Associação Comercial e Industrial de Bauru, perito habilitado para atuar em processos na Justiça do Trabalho e Cível (perícia econômico-financeira), vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, comentarista econômico da TV GLOBO e da 94fm Bauru e Diretor do Escritório de Economia ECONOMI@ Online.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja