• Sábado, 19 de outubro de 2019
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Os indicadores econômicos e sociais versus ética na política


Quinta-feira, 8 de junho de 2006 - 11h18

por Reinaldo Cafeo

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação com a dissertação “jornalismo econômico” e doutorando em economia.


O atual governo dispõe de elementos mais que suficientes para alardear aos quatro cantos que o país está em um bom momento. É certo que o modelo atual segue a base do plano real concebido há 12 com algumas alterações de rumo, mas também é certo que houve avanços. A inflação converse para a meta fixada na casa dos 4,5% ao ano; o Produto Interno Bruto cresceu menos que o resto do mundo, mas poderá chegar aos 4% neste ano; o resultado do setor externo ainda é favorável, com superávit comercial previsto para 38 bilhões de dólares; no âmbito social: o bolsa escola, a bolsa família, a estabilidade de preços, a melhoria do salário mínimo, garantem maior poder aquisitivo da população menos favorecida. Temos problemas localizados na agricultura, pressão na classe média, entretanto, entretanto ao olhar a floresta e não os vegetais isoladamente há uma percepção de melhoria. A pergunta é: esses indicadores podem se sobrepor à questão ética? Voltaremos à velha prática de optarmos pela vala comum, de “roubaram, mas fizeram?” Ou ainda admitir: falam de corrupção, mas vejam os resultados alcançados... Não se pode tirar o mérito dos avanços, mas não podemos admitir que a ética seja coisa secundária neste país. A conclusão que chego é que as duas questões não se excluem, portanto, teríamos melhores resultados se não houvesse tanta corrupção, desvios e desmandos. Em ano de eleição cuidado com os sofismas.
<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar
Scot - Facebook Leite
 
Scot - Facebook Scot - Twitter Scot - Youtube Scot - Instagram Scot - Rss Scot - Linkedin

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos



TV Scot

Podcasts



Loja

Facebook





  • Copyright 2019, Scot Consultoria, Rua Coronel Conrado Caldeira, 578 • Bebedouro - SP - Brasil - 14701-000 | +55 17 3343 5111