• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

5 passos para aprender a fazer terraceamento em áreas degradadas


Quarta-feira, 18 de maio de 2016 - 05h20


Com o objetivo de ajudar agricultores e pecuaristas a reintroduzirem áreas degradadas ao sistema produtivo, a Embrapa Tabuleiros Costeiros, de Aracaju (SE), está incentivando o terraceamento, também conhecido como curva em nível. A técnica consiste em criar barreiras para reter água em terrenos com declive, mantendo a camada fértil do solo e retomando a produtividade.


O projeto ConservaSolo, de responsabilidade do pesquisador Lauro Nogueira da Embrapa Tabuleiros Costeiros, visa estimular boas práticas agrícolas por meio da conservação do solo. Por isso, a equipe desenvolveu uma animação que ensina o terraceamento em áreas com declividade a partir de 1,0%.


O processo de terraceamento em nível pode ser considerado trabalhoso, mas não difícil. Para realizá-lo são necessários os seguintes materiais: trena de 30 metros, piquetes de madeira para cada 15 metros, mangueira de pedreiro de 35 metros, trator de 75 cavalos e arado de três discos.


Confira o passo a passo e acesse o vídeo produzido pela Embrapa.


https://www.youtube.com/watch?v=tPJzm39kmoQ&feature=youtu.be


1 – Saiba qual é a textura do solo


Para dar início ao terraceamento será necessário pegar cinco amostras do solo na camada de 0 a 20 centímetros. As amostras devem ser colocadas em um balde e misturadas. Em seguida, separe um punhado de terra e molhe com água, sem encharcar. Misture e amasse a terra, formando um cordão com aproximadamente um centímetro de espessura, como o da imagem.


Na sequência, curve o cordão até formar uma ferradura. Segundo informações da Embrapa, se o cordão quebrar o solo da sua propriedade é arenoso. Se não quebrar, o solo é argiloso. Essa informação será usada no terceiro passo.



2 – Descobrindo a declividade


Nesta segunda etapa você vai descobrir a declividade da área. Para começar, coloque um pique de madeira na parte mais alta do terreno. Depois de 30 metros, finque o segundo piquete. Em seguida, pegue a mangueira e encha com água. Coloque uma ponta da mangueira no o piquete de cima e a outra no de baixo. Depois, meça a distância entre as extremidades da água na mangueira e a superfície do solo nos dois piquetes, como na imagem ao lado.


Calculando a declividade: subtraia o valor encontrado no piquete abaixo pelo valor encontrado no de cima. Pegue o valor da subtração e multiplique por 100 e depois divida por 30, que é a distância entre os dois piquetes. O resultado encontrado será a declividade do terreno. 



3 – Distância entre os terraços


Agora que você já sabe se o solo é argiloso ou arenoso, pegue o valor da declividade e confira o espaçamento indicado na tabela a baixo.


Em seguida, coloque um piquete a cada distância indicada. Por exemplo, se a declividade for de 4,0%, o espaçamento entre cada piquete de madeira será de 21,10 metros em solo arenoso e 14,10 metros em argiloso.   



4 – Formando a curva em nível


Pegue a mangueira já com água e os piquetes. Em seguida, coloque a ponta da mangueira no primeiro piquete que já está colocado no terreno e procure o mesmo nível da mangueira para fincar outro piquete a 30 metros. Repita o procedimento até o fim do terreno. Segundo a Embrapa, como foram fincados piquetes a cada 30 metros, o ideal é suavizar a curva, colocando piquetes a cada 15 metros sem que seja necessário o uso da mangueira.  



5 – Construindo o terraço com trator e arado


Primeiramente, regule o arado de forma que o terceiro disco corte mais profundamente o solo, pelo menos 30 centímetros. Já o primeiro disco deve cortar mais superficialmente, pelo menos 10 centímetros. Depois da regulagem, o arado deve ficar inclinado.


Na sequência, comece a arar o terreno jogando a terra da parte de cima para a parte de baixo até o final da curva em nível. Volte cortando a terra, jogando-a de baixo para cima. O ideal é repetir o processo até a base do terraço ficar com 1,5 metros a 2 metros de largura e a altura alcançar mais de 70 cm. Segundo as instruções da Embrapa, serão necessárias de 6 a 10 passadas de arado.


Quando o procedimento for realizado em todos as curvas, o terraço estará pronto. 



Fonte: Farming. Naiara Araújo, 13 de maio de 2016.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja