• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Cidades de Goiás decretam estado de emergência após quebra de segunda safra de milho


Terça-feira, 10 de maio de 2016 - 05h30


As estimativas iniciais apontavam uma segunda safra de milho recorde em Goiás, de 8,20 milhões de toneladas ante 7,60 milhões de toneladas 2015. Porém, o clima seco e quente impôs uma realidade adversa. Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado (Aprosoja-GO), em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), a colheita que se estenderá de junho a agosto vai entregar entre 4,80 milhões de toneladas e 5,20 milhões de toneladas. Em alguns municípios, as perdas chegam a 85,0%, inclusive na região norte do estado, onde também houve quebra significativa (50,0%-60,0%) na produção de soja.


Com os prejuízos financeiros gerados pela baixa produtividade nas lavouras de milho, os produtores estão preocupados com o cumprimento dos contratos de venda antecipada e o pagamento de dívidas contraídas para financiar o cultivo. "A cada dia que passa, aumentam as perdas com a seca, e o produtor tem buscado amparo nas entidades de classe para obter melhor negociação”, afirma o presidente da Aprosoja-GO, Bartolomeu Braz Pereira.


De acordo com a Aprosoja, a estiagem prolongada justifica a decretação de estado de emergência nos municípios, esse documento oficial é importante para comprovar as perdas e pode contribuir na negociação com credores para um possível alongamento do prazo de financiamentos. Normalmente a renegociação é individual, mas como a quebra de safra também ocorre em outros estados, medidas coletivas estão sendo buscadas junto ao governo federal.


Segundo o representante da Defesa Civil estadual, coronel Pedro Carlos Borges de Lira, os pedidos de decreto de emergência devem ser feitos diretamente à Defesa Civil. Registros fotográficos e meteorológicos ajudam a comprovar os sinistros. “Nós agilizamos todo o processo de liberação do laudo, que posteriormente é encaminhado ao poder público”, diz. Lira também afirmou que a própria Defesa Civil estadual pode solicitar ao governador um decreto com abrangência em todo o estado.


Decreto estadual


Com base nos decretos municipais, Aprosoja-GO e Faeg vão protocolar um pedido de emergência a nível estadual. Enquanto esse processo avança, prefeituras como Silvânia, Uruaçu, Goiatuba, Caldas Novas, Paraúna, Ipameri, Porangatu, Acreúna e Piracanjuba já decretaram emergência. Em outros municípios, as avaliações estão em andamento.


O presidente da Aprosoja-GO lembra que, mesmo com a decretação de emergência, os produtores devem apresentar laudos agronômicos que atestem os prejuízos da estiagem em suas lavouras. “Comprovar que não houve colheita do grão é fundamental para as negociações”, ressalta Bartolomeu. “Os produtores precisam acionar seus responsáveis técnicos e já buscar contato com os credores antes do vencimento dos prazos”, completa.


Seguro


Já o agricultor que contratou seguro agrícola deve se atentar ao prazo de vencimento da apólice, informa o assessor do Banco do Brasil em Goiás, Talvane Póvoa. A seguradora tem de ser avisada assim que houver suspeita de frustração de safra para a realização da perícia. Se o produtor comunicar os prejuízos após a colheita, ele perde o direito à indenização sobre a área que, mesmo segurada, já tenha sido colhida.


Fonte: Canal Rural. 9 de maio de 2016. 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja