• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Vazio sanitário vai proibir a safrinha de soja no Paraná


Terça-feira, 26 de abril de 2016 - 05h30


Agricultores do Paraná não vão mais poder plantar duas safras seguidas de soja. A safrinha está proibida para evitar maior incidência de pragas e doenças.


É o fim de um ciclo para os agricultores paranaenses.


Esta foi a primeira e última vez que o agricultor Jonas Friski investiu na safrinha de soja. Ele plantou 150 hectares, em Cascavel, no oeste do estado.


O novo calendário da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná prevê apenas um período de semeadura da soja: entre 16 de setembro e 31 de dezembro. Por isso, nada de plantar soja safrinha, que geralmente é semeada em janeiro.


"É uma alternativa porque quando faz só verão e inverno tem uma fase em que a terra fica parada, então é uma forma de estar gerando lucro pra gente", diz o agricultor.


O vazio sanitário da soja já é obrigatório atualmente em 10 estados e no Distrito Federal. Com a proibição da soja safrinha no Paraná, a Secretaria Estadual de Agricultura pretende reforçar o combate à principal doença que atinge a planta, a ferrugem asiática. Os pesquisadores acreditam que ela pode inviabilizar a cultura a médio prazo e, por isso, o objetivo é interromper o ciclo.


O agricultor que não fizer o controle adequado da ferrugem, a ponto da plantação se tornar um risco para outras propriedades, pode ter a lavoura interditada e destruída.


Por enquanto, a safrinha de soja está saudável. Este ano, ela se despede do Paraná em boa fase, a área plantada é 23,0% maior que a do ano passado, 173,00 mil hectares, e a previsão é colher 364,00 mil toneladas do grão, um aumento de 19,0%.


Quem sempre aproveitou os bons frutos da safrinha de soja é Renato Martini. Já são mais de 10 anos apostando neste ciclo, mas agora os planos vão ter que mudar.


Economicamente é claro que a gente vai ter que investir em outras culturas, como o trigo e o milho, conta.


Entre os estados que mais produzem soja no país, o Rio Grande do Sul é o único que continua autorizando a segunda safra.


Fonte: Globo Rural. 24 de abril de 2016



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja