• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Colheita da soja e plantio do milho aceleram em Mato Grosso


Terça-feira, 16 de fevereiro de 2016 - 05h30

Os produtores de Mato Grosso conseguiram, em plena semana do Carnaval, recuperar o atraso na colheita da soja e no plantio do algodão e do milho, graças às boas condições climáticas na maioria das regiões.


A soja foi o destaque, com a colheita de 1,03 milhão de hectares, o que representou um avanço de 11 pontos percentuais na semana, atingindo 25,6% da área cultivada, ante 24,7% na mesma época do ano passado.


Os dados são do levantamento semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Segundo o instituto, a colheita da soja está mais adiantada na região sudeste de Mato Grosso, onde os trabalhos atingiram 29,1% da área cultivada, ante 27,6% em igual período do ano passado.


Na região do médio norte, 28,7% da área foram colhidas, ante 16,6% em meados de fevereiro do ano passado. Na região norte foram colhidas 20,4% da área, ante 39,8% na mesma época de 2015.


O IMEA mais uma vez elevou sua estimativa de produtividade da soja e agora prevê a colheita de 52,30 sacas por hectare, o que projeta uma safra de uma safra recorde 29,05 milhões de toneladas, volume 1,50 milhão de sacas a mais do que o estimado em meados de janeiro (27,50 milhões de toneladas), quando a estiagem ameaçava as lavouras.


Apenas na região norte a produtividade se mantém abaixo da expectativa, pois no início do plantio a previsão era de 59,40 sacas por hectare e até agora a média está em 52,90 sacas por hectare.


Milho


O plantio do milho em Mato Grosso avançou 14,7 pontos percentuais na semana passada e atingiu 25,7% da área cultivada, desempenho 2,4 pontos percentuais à frente do registrado na mesma época do ano passado. Os produtores semearam 496 mil hectares de milho na semana passada. 


Os trabalhos estão mais adiantados na região oeste, onde os produtores semearam 30,7% da área prevista. No médio norte, região maior produtora, o plantio somou 28,5% da área.


Algodão


O plantio do algodão se aproxima da reta final em Mato Grosso com 93,0% da área já semeada, mais adiantado que os 90,8% registrados na mesma época do ano passado. Nas regiões nordeste e noroeste os trabalhos encerraram há três semanas. Apenas no sudeste, maior região produtora de algodão, ainda persiste o atraso de 2,0 pontos percentuais, com a semeadura até agora de 93,2%.


Fonte: Globo Rural. Por Venilson Ferreira. 15 de fevereiro de 2016.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja